16 mil profissionais serão treinados para obras

A refinaria Premium II deve gerar, durante a obra, cerca de 90 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda. Só o Prominp vai treinar 16 mil profissionais para trabalhar na obra de construção. As primeiras oportunidades de negócios começam em outubro

O empreendimento, durante o período de obras, irá gerar cerca de 90 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda (JORGE ALVES) O empreendimento, durante o período de obras, irá gerar cerca de 90 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda (JORGE ALVES)

As primeiras ações para implantação da Refinaria Premium II que será construída no Ceará – cercamento, supressão vegetal e vigilância -, devem começar em outubro deste ano se o terreno for liberado e entregue à Petrobras pelo Governo do Estado.

O empreendimento grandioso, estimado em US$ 11 bilhões, deve gerar em torno de 90 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda. Só o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) vai treinar 16 mil profissionais para trabalhar na obra de construção.

Segundo o coordenador local do Fórum Regional do Prominp e gerente de inspeção da Lubnor, Cícero Moura, através do Programa Nacional de Qualificação Profissional (PNQP) já existem em torno de 1.300 profissionais formados pelo Senai e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). São trabalhadores de nível médio, básico e técnicos nas áreas de construção e montagem (pintores, soldadores, mecânicos e eletricistas).

Ele adianta que até o final deste mês 3,7 mil profissionais da área de construção civil serão treinados. Moura informa que até junho serão incluídos cursos de nível superior voltados para o setor de petróleo e gás. “Esses cursos para engenheiros, em nível de especialização, pós-graduação, serão ministrados pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Tem também o convênio Petrobrás/Sebrae para capacitação de micro e pequenas empresas como fornecedores. A iniciativa já beneficia mais de 100 empresas cearenses com cursos na área de gestão, técnicos, consultorias, certificação de ISO 9000 e participação em feiras nacionais e internacionais. Além disso, ajuda no credenciamento para ser fornecedor da Petrobras e Organização Nacional da Indústria da Petróleo (Onip).

Ontem, na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), empresários ouviram representantes da Petrobras, BNDES e Prominp sobre as oportun idades de negócios e como fazer para ser fornecedor de produtos e serviços.

Portos e Navios

4 comentários em “16 mil profissionais serão treinados para obras

Adicione o seu

  1. Olá Fernado,
    Gostaria que vc publicasse maiores informações sobre a Premium I.
    Qual estágio atual da obra e quais consórcios para enviar meu currículo.Estou a procura de uma oprtunidade .Sou Tecnica em Segurança do trabalho.
    Obrigado
    Att,
    Patrícia
    patmonlevade@bol.com.br

  2. ola,meu nome é Rafael de Souza Teixeira e tenho 25 anos procuro uma oportunidade na area de soldador tenho curso tig\er revestido,tenho muita resposabilidade e seria de muita satisfação se voces me desse uma oportunidade para eu mostrar minha proficionalidade…

  3. Caro Fernando,

    Bom Dia!

    Gostaria que vc publicasse maiores informações sobre a Premium I.
    Qual estágio atual da obra e quais consórcios estarão participando tanto da civil quanto da montagem metal-mecânica.
    Pela sua habitual atenção, agradeço e o espero na III ForInd.

    Cordialmente,

    René.

  4. Olá gostaria muito de uma oportunidade de trabalhar como soldadora acho que mereço uma chance já vai fazer 2 anos que conclui o meu curso de solda no SENAI e até agora não consegui uma oportunidade não quero desistir de trabalhar nessa área.

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: