Nova Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo será estratégica para desenvolvimento

Governador Eduardo Campos está criando uma nova Secretaria Estadual para atender as demandas do desenvolvimento econômico do Estado de Pernambuco e focar questões essenciais como a qualificação dos pernambucanos para ocupar os milhares de novos empregos que estão sendo gerados a cada dia em Pernambuco.

Os desafios são gigantescos para Pernambuco, um Estado que, ao mesmo tempo em que já ocupava-se da implantação de uma Refinaria, de um grande complexo petroquímico, de um cluster naval que deverá ter, além do Atlântico Sul, outros Estaleiros, a exemplo do Promar, recebeu há pouco a notícia de mais dois fantásticos empreendimentos: a CSS – Companhia Siderúrgica Suape e a Montadora da FIAT, que deverá ter sua pedra fundamental lançada hoje com a presença do Presidente Lula.

Todos estes empreendimentos representam algumas dezenas de milhares de novos postos de trabalho, e isso considerando só grandes os empreendimentos de SUAPE, já que não podemos desprezar o impacto da segunda grande onda de investimentos que alastra-se por todo território Estratégico de SUAPE já chegando fortemente a municípios como Escada, Sirinhaém, Rio Formoso, Moreno com milhares de outras oportunidades geradas nos empreendimentos atraídos para o Estado.

Isso sem esquecer pólo farmacoquímico na Mata-norte, Kraft Foods e Sadia em Vitória de Santo Antão, Transposição, Ferrovia Transnordestina, Cidade da Copa e, claro os Arranjos Produtivos que do sertão ao litoral, do gesso de Araripina ao Porto Digital, estão cada vez mais dinâmicos pelo extraordinário momento econômico do Estado de Pernambuco que cresce promovendo justiça social.

Por isso a criação dessa nova Secretaria era tão importante. São questões de monta e que exigem rapidez nas decisões, capacidade de realização e prontidão nas ações, exigindo, portanto, para liderá-la, um gestor experiente, comprometido com a causa da educação e da formação profissional e, pessoalmente entendo que foi uma grande escolha a do Professor Antonio Carlos Maranhão de Aguiar, diretor-regional do SENAI de Pernambuco.

Há 14 anos na diretoria regional do Senai, Antonio Carlos Maranhão conhece de perto a revolução industrial que aconteceu no Estado e a necessidade de treinar pessoal para os empreendimentos. A instituição tem contribuído para a formação de profissionais para o Estaleiro Atlântico Sul, PetroquímicaSuape, refinaria, Hemobrás, Transposição, Transnordestina e tantos outros.

“Uma das minhas primeiras ações na Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo será fazer um mapeamento da necessidade de mão de obra do Estado para ter uma ideia mais precisa da distribuição dos investimentos. Isso vai valer tanto para a área industrial quanto para agricultura, infraestrutura e outras”, adianta Maranhão. Ele diz que a estrutura da secretaria (número de funcionários e orçamento) ainda será modelada. “A orientação do governador é de que a nova secretaria dialogue com as pastas da Educação e Desenvolvimento Econômico para estar alinhada com as demandas que vão surgindo”, destaca.

Formado em engenharia mecânica, Antônio Carlos Maranhão se dedica à educação há 35 anos como professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nos últimos 14 anos atuou como diretor regional do Senai. No setor industrial, foi engenheiro e diretor da Companhia Siderúrgica do Nordeste, entre os anos de 1966 e 1985. Durante o segundo governo Miguel Arraes, ocupou o cargo de presidente da Compesa, entre 1987 a 1989. Na época, a companhia era vinculada à Secretaria de Saneamento, Obras e Meio Ambiente.

Anúncios

One Comment

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s