Confira dicas para você se dar bem ao abrir sua própria empresa

O primeiro passo é ter boas ideias, mas antes de investir, é importante pesquisar o ramo de interesse, conhecê-lo bem e colocar tudo na ponta do lápis, diz o Sebrae

Da Redação do pe360graus.com

Muita gente sonha em trabalhar por conta própria. O primeiro passo é ter boas ideias, mas antes de investir, é importante pesquisar o ramo de interesse, conhecê-lo bem e colocar tudo na ponta do lápis. Planejar todos os detalhes é fundamental, dizem os especialistas.

Algumas histórias deram certo e podem servir de exemplo. É o caso de Fabrício de Brito, dono de uma rede de restaurantes. Quem conhece o empresário de sucesso não imagina como foi o início dessa história. Há quase 20 anos, um amigo queria vender um bar cheio de dívidas. Fabrício não tinha dinheiro, mas tinha um carro. “Eu dei i meu Chvette para ele em troca do bar”, disse.

Fabrício voltou para casa a pé pensando o que iria fazer com o bar. Primeiro, mudou o cardápio. “Eu peguei a minha empregada, coloquei ela para fazer uns três tipos de caldinho, que era o de feijão, um de camarão e um de peixe. Ninguém conhecia caldinho. Só conheciam o da Zona Norte. Então eu fiz e foi o maior sucesso”, contou.

Hoje, o restaurante serve 1,3 mil caldinhos por semana. A empresa deu certo por que Fabrício teve coragem de dar o primeiro passo e soube administrar as dificuldades. De acordo com o Sebrae, todos os anos, em Pernambuco, surgem 500 novas empresas em média. O problema é que pelo menos 40% delas fecham em menos de dois anos por um motivo: a má administração.

Isso acontece quando se começa uma atividade empresarial sem planejamento. De acordo com o consultor do Sebrae Valdir Cavalcanti, começar uma empresa sem pensar a longo prazo é o início do caminho para o fracasso.

“O Sebrae orienta as pessoas que pretendem iniciar qualquer atividade empresarial a começar pelo plano de negócios. O que é isso? É tirar a ideia da cabeça, colocar no papel, no lugar certo. Somente a partir da construção do plano de negócios é que você pode fazer a gestão. Não tem como fazer a gestão empresarial com o negócio na tua cabeça, ele tem que estar no papel, no lugar certo”, explicou.

Marcelo Kozmhinsky trabalha em casa e conta com a ajuda da esposa. O casal faz projetos de paisagismo para interiores e exteriores. Juntos, eles atendem residências e empresas de todo o Estado.

O casal ficou conhecido depois que começaram a fazer a verticalização de jardins para pequenos espaços. A ideia de investir nesta área veio depois que ele mesmo fez um presente para a esposa. Um pequeno vaso com uma planta conhecida como suculenta.

“A gente foi visitar alguns arquitetos e depois a gente começou a ver a demanda do mercado, através de nossa rede de relacionamentos. Eu e minha esposa visitamos muitos escritórios de arquitetura para mostrar o trabalho e a gente foi encarando os desafios”, falou.

Para quem pergunta sobre o segredo do sucesso, Marcelo responde que o essencial está em três palavras. “Eu dizia para a minha esposa que três palavras são importantes: persistência, consistência e insistência”, disse.

CONSULTORIA
O Sebrae oferece consultoria para quem quer abrir uma pequena empresa. Esta semana, o Sebrae está com três pontos de atendimento no Recife. Na Praça da Independência, na Praça Dom Vital, em frente ao Mercado de São José, e na Estação Central do Metrô. De segunda a sábado, das 8h30 às 17h.



Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s