Pequenas empresas ajudaram países a enfrentar crise econômica

O estudo Doing Business 2011: Making a Difference for Entrepreneurs (Fazendo a diferença para os empresários), do Bird (Banco Mundial), referente ao período de junho de 2009 a maio de 2010 e divulgado nesta quinta-feira, 4 de novembro, conclui que criar novos empregos, preservar os atuais e estimular as pequenas e médias empresas foram três importantes lições aprendidas pelos países durante o enfrentamento dos efeitos da crise financeira internacional.

Para fazer tal afirmação, o estudo acompanha as reformas jurídicas e institucionais de 183 países, desde 2004. O objetivo é analisar e comparar a melhoria do ambiente de negócios para as empresas privadas. Na classificação, o Brasil ficou em 127º lugar na área referente à reforma da regulamentação de negócios. Isso por ter facilitado a abertura de empresas por meio da sincronização eletrônica entre instâncias federais e estaduais. Mesmo assim, para o Banco Mundial, no geral houve uma ligeira piora, já que na edição anterior (2006) o País ocupava o 124º lugar.

Dentre os avanços, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) aponta a difusão de políticas públicas como a que estimula a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Atualmente, já são mais de 2,1 mil municípios brasileiros, correspondentes a 38% do total no País e onde estão 56% das empresas.

Além disso, o Sebrae afirma que, para reduzir o nível de informalidade da economia brasileira, o País conta com o Empeendedor Individual, programa nacional do governo federal que já formalizou cerca de 600 mil trabalhadores por conta própria. O Brasil também já fez uma minireforma tributária e por meio do Simples Nacional mais de 4,2 milhões de empresas são beneficiadas.

No Brasil, as empresas de pequeno porte são maioria (99%) no ambiente empresarial e respondem por 52% da geração de empregos no País. O desafio atual, para o Sebrae, é ampliar a participação dos pequenos negócios do PIB (Produto Interno Bruto), hoje na faixa de 20%. (pORTAL sANTANDER eMPREENDEDOR)

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s