Território estratégico de Suape ganha Conselho de Desenvolvimento Econômico

Aline Vieira Costa ||  Secom – Cabo de Santo Agostinho

Pernambuco ganhou, nesta quarta-feira (20/10), um importante aliado para o desenvolvimento portuário e industrial do Estado. É que foi criado o Conselho de Desenvolvimento Econômico dos Municípios do Território Estratégico de Suape (Comsuape) um organismo de articulação e mobilização, cujos integrantes são as cidades de Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Ribeirão, Rio Formoso e Sirinhaém.

A criação foi pactuada durante reunião realizada entre representantes do território e tem como um dos objetivos promover o desenvolvimento econômico sustentável, sustentado por esses municípios, em plano local e regional, através de projetos, programas e atividades de cooperação intermunicipal. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Cabo, Alex Gomes, o Comsuape permite uma interação maior e sistemática, com a realização de reuniões para troca de orientações.

“Além de trocar as experiências que cada município já tem, a união terá maior representatividade, fatos que fortalecem os planos e possibilitam a garantia de investimentos”, explicou. Entre as funções do Comsuape está descobrir as vocações de cada município e o que eles podem fazer para que haja o desenvolvimento sustentável, de modo a inserir mão-de-obra local no mercado de trabalho e suprir demandas e carências.

Segundo ele, responsável pela apresentação do estatuto de criação do conselho, a grande pluralidade econômica de cada município é baseada principalmente na indústria, agricultura, turismo e comércio; já os investimentos são prioritários em educação, saúde, qualificação de mão-de-obra e infraestrutura. “O conselho servirá como uma boa ponte de entendimento para esse trabalho“, avaliou o presidente da Associação das Empresas de Suape, Fernando Pessoa.

Na ocasião ainda foi definida a direção do conselho, cuja presidência ficou com Alex Gomes; a vice-presidência com Fernando Clímaco (secretário de Desenvolvimento Econômico de Escada); a secretaria com Patrícia Marinho (secretária de Desenvolvimento Econômico e Juventude de Rio Formoso); e a coordenação geral de articulação com Alexandro Paes (secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Produção Rural de Moreno). Além deles, estiveram presentes os secretários de Infraestrutura de Ribeirão, Luís Carlos; e de Planejamento, Abraão Barcelos; e um representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ipojuca, Cristiano Fernandes.

PASSOS – O vice-presidente de Suape, Sidnei Aires parabenizou a proposta do conselho e já confirmou presença na próxima reunião, marcada para o dia 05 de novembro. De acordo com o secretário de Desenvolvimento do Cabo e presidente do Comsuape, Alex Gomes, um dos primeiros passos do grupo é procurar as áreas de desenvolvimento econômico, planejamento e desenvolvimento social do Estado para apresentar o conselho e alinhar as propostas de trabalho, oportunidade em que será apresentada ainda uma proposta de plano de desenvolvimento integrado e a implantação do Programa de Responsabilidade Empresarial, Desenvolvimento e Sustentabilidade (Reds), já acordados com os municípios do território.

Fotos de Jorge Luiz.

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s