Suape: movimentação de cargas sobe 18%

Depois de grandes dificuldades na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2009, o Complexo Industrial Portuário de Suape teve crescimento de 18,46% nos primeiros seis meses deste ano e recuperou os resultados positivos obtidos em 2008. Os números atuais reforçam expectativa de 20% para o final de 2010, como já havia sido projetado. Com 4,03 milhões de toneladas operadas, o Porto fechou o período de janeiro a junho de 2010 com quase 30% a mais nas importações e 33,41% nas cargas referentes à navegação de longo curso, vindas de outros continentes.

“Máquinas, equipamentos para a montagem dos grandes empreendimentos e o aquecimento da economia do Estado foram fatores determinantes para essa conjuntura”, afirmou o diretor de Gestão Portuária, Jorge Dias Fernandes. Todos os tipos de carga apresentaram crescimento em relação ao ano anterior. Houve destaque para o aumento de 33,11% na movimentação de contêineres. Foram 1.749.748 toneladas contra 1.314.484 toneladas do primeiro semestre de 2009. Na quantidade, o crescimento foi de 40,67%, representados por 144.547 teus.

Enquanto isso, a movimentação do gás de cozinha (GLP) aumentou 72,09%, com 207,327 mil toneladas a mais que no primeiro semestre do ano anterior. Se as taxas de crescimento forem mantidas, Suape poderá fechar o ano corrente com mais de 9 milhões de toneladas movimentadas. Entre os produtos que incrementarão esse crescimento, estão os graneis líquidos e sólidos, além de um acréscimo nas cargas conteineirizadas. Segundo estudo do consórcio Planave/Projetec – responsável pela elaboração do novo Plano Diretor (PD) de Suape – até 2016, a movimentação de cargas passará das atuais 8 milhões de toneladas para 48 milhões de ton/ano.

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: