Cemil inicia obra até setembro, diz governo estadual

O governo estadual prevê que as obras da fábrica pernambucana da Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil) começarão até o próximo mês de setembro. A unidade da Cemil, orçada em R$ 50 milhões, foi anunciada ainda em novembro de 2006 pelo então vice-governador eleito, João Lyra Neto. A previsão era inaugurar a fábrica no final do ano seguinte. Desde então, porém, o empreendimento se arrastou na burocracia.O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães, ressalta que a ausência de infraestrutura adequada à Cemil não foi algo que tenha atrasado a vinda do investimento.

“Fechamos entendimento com a prefeitura de Caruaru. Estamos preparando o termo de referência para soltar o edital nos próximos dias. Em função da legislação eleitoral, não poderemos repassar os recursos para a prefeitura. É provável que a terraplenagem fique pronta até setembro, para que a Cemil comece a obra propriamente dita”, afirma Jenner.

O presidente da AD Diper, área do governo responsável pela captação de negócios para o Estado, destacou que a Cemil não poderia ser incluída entre os casos de indústrias que desistiram de Pernambuco ou atrasaram seus investimentos no Estado por causa de problemas de infraestrutura. Além da Cemil, a Gyotoku, de cerâmica, a Suzano, de papel e celulose, e a Digimedia, de CDs e DVDs, foram citadas em matéria do JC no último domingo.

A Gyotoku, depois de anunciar que iria para Caruaru, desistiu do município pela falta de gás natural, na época. Optou por Vitória de Santo Antão. Segundo Jenner, porém, ainda não há decisão final sobre a vinda ou não da fábrica. Mas o problema não seria infraestrutura e sim o preço alto para o preparo do terreno doado pela prefeitura. A terraplenagem ficaria a cargo do governo e sairia por R$ 9 milhões.

Quanto os casos da Digimedia e Suzano, porém, Jenner preferiu não entrar em maiores detalhes. (JC)

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: