Região NE possui 17% de participação no Brasil, mas setor está em expansão
Jamille Coelho
SÃO PAULO (SP) – Pernambuco representa apenas 2% do mercado de franquias nacional, do qual a Região Nordeste possui 17% da fatia. Mas de acordo com o presidente executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo, este número deverá crescer para acompanhar o “boom” de investimentos que estão aportando no Estado. “Vale ressaltar que o Nordeste é a região do País que mais cresce em franquia. Os empresários dos mais diversos setores têm olhado para os estados da Região para instalar seus negócios, principalmente com a chegada dos grandes centros de compra que vão ser construídos ao longo dos anos. Além disso, outro alvo são as cidades do Interior que estão passando por um momento de desenvolvimento e gerando muitos empregos”, afirmou.
Camargo citou como um bom exemplo de empreendedorismo a inserção do grupo pernambucano Bonaparte no mercado internacional. Hoje, a empresa conta com 76 restaurantes no Brasil, dos quais 14 estão no Estado. No próximo mês, o grupo inaugura uma franquia nos Estados Unidos e mais cinco unidades em Angola. O investimento para a franquia americana atingiu R$ 1 milhão. Além disso, o Bonaparte está lançando um novo conceito que se chama Bonaparte Praia, cujo modelo será inaugurado em Porto de Galinhas com investimento de R$ 800 mil, segundo informou o presidente do empreendimento, Leonardo Lamartine.
Até o fim do ano, além da franquia de Porto serão inaugurados mais quatro restaurantes da rede, um em Petrolina e três em Caruaru. Também até dezembro, a escola de idiomas Fisk irá expandir suas franquias em Pernambuco. De acordo com o superintendente de Franquias da rede de línguas, Fernando Lobo, serão implantadas mais três escolas, no Recife, este ano. As novidades foram anunciadas durante a décima nona edição da ABF Franchising, que foi realizada este mês, em São Paulo. (Folha de PE)
Comente agora!