Geração de energias renováveis é desafio

Energia solar, eólica, hidráulica e de biomassa. Esses são alguns exemplos da energias renováveis, aquelas obtidas por fontes naturais capazes de se regenerar e, portanto, virtualmente inesgotáveis. O Brasil já demonstrou a intenção de aprimorar o uso de energias renováveis e diversificar as fontes de geração de energia. Porém, para atingir este objetivo é preciso ultrapassar desafios tecnológicos e políticas governamentais.

“O Brasil tem realmente uma matriz energética limpa, mas, em compensação, o custo de energia é elevado por conta das tarifas que chegam a ser o dobro das cobradas da Europa, por exemplo. Para se ter uma ideia, de 2002 a 2010 houve elevação de 150% na incidência das tarifas. Se o governo decidisse pela utilização de energias renováveis, os impostos seriam reduzidos pela metade. Esse já seria um grande incentivo para as empresas investirem na área”, afirmou o presidente do Conselho de Administração Brazil Energy S/A, Frederico Robalinho.

De acordo com Robalinho, existe uma série de políticas importantes que devem ser adotadas para incentivar o setor. “A carga tributária, a tecnologia e o entendimento da população de que as formas fósseis de se criar energia estão se esgotando são os grandes desafios do setor”, pontuou.

Em 2035 a demanda por energia no Brasil aumentará 49%. Com isso, será necessária a utilização de outros tipos de energia como alternativa, até porque, segundo o presidente da NC Energia, Paulo Cunha, os combustíveis fósseis se esgotarão com o passar do tempo. “A frequência dos leilões de energia limpa e o avanço da tecnologia são fatores que estimulam a produção de energia renovável”, disse. Na Região Nordeste existe uma tendência de que todas as unidades agroindustriais passem a aderir ao processo de geração de energia a partir do bagaço da cana.

Com isso, o objetivo é aproveitar parte da energia para ser utilizada pela própria usina e o excedente se oferta no mercado. De acordo com  Cunha – que compra boa parte da energia de biomassa no País -, o Nordeste representa um terço de todo o volume de energia adquirido nas mais diversas regiões brasileiras. “As escalas de fontes de energia alternativas não são como as de hidrelétrica porque a produção de energia de biomassa acompanha o ciclo agrícola. No período de safra, a NC Energia chega a comprar 30 MW e os preços variam de R$ 60 a R$ 150”, explicou. (Folha de PE)

Anúncios

2 comentários em “Geração de energias renováveis é desafio”

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s