Mutirão para mão de obra

Em Pernambuco, um verdadeiro mutirão foi formado para evitar o “apagão” de mão de obra para a construção do primeiro navio em Suape. Uninam-se governo estadual e as prefeituras dos municípios próximos a Suape, Sesi e Senai. A primeira providência foi o reforço de escolaridade dos trabalhadores que passaram pelos cursos de qualificação do Prominp. Resultado: foram formados 20.100 técnicos pelo Senai entre 2007 e 2009. Com a máquina azeitada, a partir de 2011, o Senai vai ofertar 200 vagas para quatro novos cursos técnicos (logística, gás natural, estrutura naval, meio ambiente, instrumentação). Um investimento de R$ 5 milhões. As aulas serão na escola do Senai do Cabo e no Centro de Treinamento de Suape.

Para agilizar a formação de pessoal qualificado foi instalado um campus avançado do Cefet, em Ipojuca, em 2006. Já foram formados 216 técnicos em automação industrial, ambiente confinado e segurança em portos. De acordo com Enio Camilo de Lima, diretor do Instituto Federal de Educação e Ciência Tecnologia%, ocampus está sendo ampliado para a instalação de uma escola de engenharia naval. Segundo ele, a ideia é lançar o primeiro vestibular neste ano.

Diretor técnico do Senai, Uaci Matias antecipa que estão sendo montados também novos cursos de duração média para soldadores com espeficidades para a indústria naval. Matias destaca que os pernambucanos estão sintonizados com o novo momento, o que justifica a demanda pelos cursos técnicos de qualificação. Na escola do Senai do Cabo, por exemplo, há lista de espera de 600 pessoas para se especializar em calderaria. “A região de Suape se transformou num canteiro de obras”. Os cinco novos estaleiros previstos somam investimentos de US$ 1,6 bilhão. Mais empregos à vista. (R.F.) (Diário de Pernambuco)

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: