Cursos de graduação para o setor

Para suprir a demanda de mão de obra especializada para a indústria naval, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deverá oferecer a partir de 2011 o primeiro curso de graduação em engenharia naval. São 30 vagas ( 15 no primeiro semestre e 15 no segundo semestre). Para esquentar as baterias e se familiarizar com a profissão, os interessados poderão cursar pós-graduação e mestrado em engenharia naval nos cursos de engenharia mecânica e engenharia de materiais. Formado em engenharia mecânica pela UFPE, José Manoel de Souza, 50 anos, não perdeu tempo. De olho nas oportunidades de emprego, ele ingressou no mestrado de engenharia naval e oceânica.

“O que motiva os profissionais que pretendem trabalhar nessa área são as oportunidades de emprego. Já temos um estaleiro consolidado em Suape, um navio no mar, e outros cinco estão por vir. No mercado nacional há um déficit de 170 mil engenheiros de todas as áreas, há inclusive importação de mão de obra”, resume. Coordenador da comissão que estrutura o curso de graduação de engenharia naval da UFPE, o professor José Maria Barbosa, vice-chefe do departamento de engenharia mecânica, diz que a ideia é montar uma grade curricular que atenda às necessidades da indústria naval e do polo petroquímico.

Enquanto não geramos nossos comandantes, o estaleiro importa mão de obra. Gaúcho, 18 anos de Marinha Mercante, experiência no mar, ele chegou a passar no vestibular de engenharia cartográfica, mas foi atraído pela carreira marítima. O comandante Carlos Augusto Müller, 38 anos, assume o comando do navio João Cândido na primeira viagem prevista para agosto com uma tripulação de 19 pessoas, entre oficiais e pessoal de bordo. Responsabilidade. Afinal é o marco da retomada da indústria naval brasileira. “Nunca tive a oportunidade de participar do recebimento de um navio novo para a Petrobras. Esse navio abre nova fase para a indústria marítima com um mar de oportunidades profissionais”. Palavra de comandante. (R.F.) (Diário de Pernambuco)

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: