SUAPE – Meio ambiente em discussão

PAULO MARINHO

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, o Arcádia do Paço Alfândega, no Bairro do Recife, será palco do seminário Suape e o Meio Ambiente – Compromisso com o Futuro. Em meio a tantos questionamentos sobre o desenvolvimento econômico e quando a palavra sustentável é moda, o tema faz-se pertinente e bastante relevante. O evento está sob o patrocínio da Fundação Gilberto Freyre e conta com as parcerias do próprio Complexo Industrial Portuário de Suape, da Petrobras, AD Diper.

Por iniciativa da Assembleia Geral das Nações Unidas, foi instituído o ano de 2010 como sendo o Ano Internacional da Biodiversidade. E a Fundação Gilberto Freyre tem no seu patrono o maior símbolo de luta pelo “verde”. A instituição foi criada em 1987 e o escritor Gilberto Freyre é autor do livro Nordeste, reconhecido como o primeiro tratado de ecologia humana escrito em língua portuguesa. Para compor a mesa de abertura do seminário, estão confirmadas presenças, como a do governador Eduardo Campos, de um representante do Ministério do Meio Ambiente, e de demais órgãos vinculados ao assunto.

Profissionais, técnicos, cientistas, pesquisadores, estudantes, instituições e a sociedade estarão presentes na Semana do Meio Ambiente – Suape 2010. O evento também proporcionará o intercâmbio em pesquisa, preservação, licenciamento, proteção, mitigação e boa convivência com o meio-ambiente.

São diversos os subtemas discutidos nas palestras: clima, biodiversidade e desenvolvimento humano; compensação ambiental; plano de educação ambiental; monitoramento ambiental; homem e biosfera: desafios e perspectivas; sustentabilidade ambiental; sistema de gestão ambiental; gerenciamento de riscos ambientais; ecoeficiência; atividade portuária e responsabilidade socioambiental.

Também serão discutidos os tópicos prevenção de acidentes ambientais em áreas portuárias; cultura, clima, recursos naturais e desenvolvimento sustentável; aquecimento global e manancial pesqueiro; patrimônio arqueológico no Complexo de Suape; gestão ambiental e desenvolvimento – desafios para o Brasil. As inscrições são gratuitas e limitadas, podendo ser feitas através do endereço eletrônico http://www.semanadomeioambientesuape.com.br. (Folha de PE)

Anúncios

One Comment

  1. Caros,
    Faço especialização em Gestão Ambiental com ênfase em zona costeira e fiz minha inscrição no seminário Suape e Meio Ambiente, devido a sérios problemas não pude comparecer ao evento,mais acompanhei tudo através da internet. Gostaria de adquirir o material que foi entregue.
    Desde já, agradeço a atenção

    Responder

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s