Mata Sul de PE recebe investimento de R$ 40 mi

JAMILLE COELHO

A partir de 2011, os pernambucanos contarão com mais uma fonte de geração de energia que já está sendo instalada entre os municípios de Ribeirão e Joaquim Nabuco, na Mata Sul do Estado. Com investimento de R$ 40 milhões, a Atiaia Energia, empresa do Grupo Cornélio Brennand, está construindo, desde abril, a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Pedra Furada, que utilizará a água do Rio Serinhaém. De acordo com o diretor de obras da empresa, Paulo Briese, a planta da central ocupará uma área de dois hectares e o reservatório, 40 hectares. A PCH terá uma potência instalada de 6,50 MW e capacidade para abastecer uma cidade com 25 mil habitantes.

PCH Porto da Pedra, Mato Grosso do Sul

Segundo Briese, durante a construção, serão gerados cerca de 300 empregos diretos e 800 indiretos, proporcionando desenvolvimento sustentável para toda a região. “Nossa ideia é dar prioridade à mão de obra da região. Estamos participando do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e a Geração de Emprego e Renda do Município de Ribeirão, o PIDEGER. Com ele, veremos de perto a cidade crescer, oferecendo emprego e oportunidade para melhoria da qualidade de vida da população”, explicou.

A energia gerada, segundo o diretor de obras, será comercializada para a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e para Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). “Negociamos produzir, para estas empresas, 3,5MW. E o restante pode ser vendido através de leilão”, contou. A Atiaia Energia possui cinco outras PCHs no País, localizadas no Mato Grosso (Garganta da Jararaca, Canoa Quebrada e Paranatinga II) e no Mato Grosso do Sul (Buriti e Porto das Pedras), todas em funcionamento e, somadas, possuem capacidade de abastecer uma cidade com 500 mil habitantes. (Fonte: Folha de PE)

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: