Por Thiago Marinho

O Porto Digital, maior polo de empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) de Pernambuco, acaba de lançar dois novos espaços voltados para a formação de capital humano e para o fomento de negócios na área. O primeiro foi a incubadora Cais, que embarcará 30 projetos relacionados a economia do estado; e o segundo o Centro Vocacional Tecnológico do Pilar, voltado para ações sociais nas comunidades circunvizinhas do Bairro do Recife.

Os dois equipamentos ajudarão a complementar a infraestrutura da instituição e funcionarão num prédio anexo da sede, que fica na Rua do Apolo. Os lançamentos aconteceram durante a festa que marcou o início das comemorações dos 10 anos de criação do Porto Digital, no último dia 25 de março.

Segundo o Núcleo Gestor do Porto Digital (NGPD), a incubadora terá um formato diferenciado, voltado para a melhoria dos diversos arranjos produtivos de Pernambuco (APLs). Na prática, as trinta ideias inovadoras a serem levadas adiante (15 em 2010 e 15 em 2011) deverão tratar e resolver problemas reais dos mais diversos setores econômicos, a exemplo dos polos de moda e de gesso.

“Isto transforma a nossa incubadora num projeto realmente original no Brasil. O Porto Digital, enquanto instrumento de política pública, pretende comprar problemas da economia, enfrentados pelos empresários do gesso, da confecção e dos laticínios, e ajudar a criar soluções tecnológicas para eles. Este formato é exatamente o oposto da maioria das incubadoras, que investem em projetos pela qualidade do projeto e não pela qualidade do problema e a relevância do mesmo”, explica o presidente do NGPD, Francisco Saboya. A iniciativa terá disponível cerca de R$ 1,2 milhão, pago pelo Sebrae Pernambuco e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ela contará ainda com o apoio da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma). Além da infraestrutura, que já está praticamente pronta, o NGPD prevê o suporte gerencial, técnico e comercial dos empreendedores, com coach direcionado para cada uma de suas necessidades. (Blog de Tecnologia)

Anúncios