Modelo brasileiro de formação de cooperativas de catadores de lixo é referência mundial

Cooperativa de catadores em São Paulo.

O modelo brasileiro para a formação de cooperativas de catadores de lixo e seleção de materiais recicláveis ultrapassou as fronteiras do Brasil. Além de ser adotado por países da América Latina, ele já chegou à Ásia e Leste Europeu, passando a ser uma referência internacional.

Criado pela organização Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), fundada em 1992, o projeto já chegou a Tailândia, na Ásia. Neste ano, outros dois países asiáticos – Filipinas e Indonésia – devem implantá-lo. A Índia estuda a possibilidade fazer o mesmo, aproveitando a sua rede de organizações de catadores.

Na América Latina, onde já foi implantado pela Colômbia, o projeto deve começar a ser desenvolvido pelo Peru. No Leste Europeu, a Rússia adota o sistema brasileiro. Na Ásia, a China já vem usando-o.

O diretor executivo do Cempre Brasil, André Vilhena, disse que o modelo se ajusta bem a países em desenvolvimento, no quais há a necessidade de criação de postos de trabalho para uma parte da população que tem dificuldade de se empregar. Nesse caso, a coleta seletiva aparece como uma oportunidade, afirmou.

Vilhena destacou que o modelo de reciclagem do Cempre passou a ser referência internacional, por se tratar de um projeto que dá enorme contribuição à inclusão social. “Por isso, os países em desenvolvimento têm se inspirado nesse sistema, porque, em geral, têm desigualdade social em grande escala. Há necessidade urgente de criação de emprego e renda para a população e a coleta seletiva aparece como oportunidade, principalmente para a camada da população que tem baixa qualificação e, portanto, dificuldade de inserção no mercado tradicional de trabalho”.

O Cempre já apoiou no Brasil mais de 450 cooperativas de catadores, que somam cerca de 25 mil cooperados. Atualmente, a ONG apoia de forma direta 50 cooperativas com capacitação e doação de máquinas e equipamentos. O modelo de reciclagem do Cempre foi o tema do segundo encontro da Aliança Global para Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável (Garsd, na sigla em inglês), em novembro de 2009, na Tailândia. A próxima reunião do Garsd está prevista para 2011, na Colômbia. (Fonte: Agência Brasil)

Anúncios

21 Comments

  1. ola boa noite o meu nome e andre luis carneiro prado . esse projeto e muito importante para minha cidade a onde eu mora e uma cidade pequena no interior de sp aqui na minha cidade nao tem muita opçao de trabalho a maioria sao trabalhos ruarais e nem todos conseguem vagas para trabalhar nas fazendas da regioes essa cooperativa seria uma grande oportunidade de emprego para minha cidade com esse projeto dessa cooperativa vai ajudar muita jeite em minha cidade muita familias aqui na minha cidade passam necessidade vivem de ajudas de politicos da prefeituras da minha cidade eu acho muita judiaçao para eles coitados por causa da falta de emprego aqui . olha se eu for falar tudo o que se passa de ruim em minha cidade eu acho que eu vou escrever um livro aqui . olha mais para pra pensar eu quero trazer essa cooperativa para minha cidade para estar fazendo o bem para minha cidade eu poder ajudar muitas familias aqui .se vcs se essa ong do cempre puder me ajudar eu ja agradeço dez de ja que deus abençoe todos vcs . olha vou deixar o meu emeio aqui e o meu contado . andrelcprado2014@hotmail.com celular – 16 – 992680060 ou 16 – 34032391 .

    Responder

  2. faso parte de uma associaçao de catadores de material reciclaveu, e queremos faser desa associação uma cooperativa, como quais sao os prosedimentos para pasar de associaçao para cooperativa.

    Responder

  3. estamos trabalhando para criar uma cooperativa em novo airao . amazonas . como faço pra ter um contato com vcs … meu numero 92- 9179-0131 , vamos favorecer muitas pessoas por aqui … ajudando-as a ter um ganho uma forma de elas ajudarem suas famílias .

    Responder

  4. Estou desenvolvendo um projeto e buscando parcerias para abrir uma cooperativa de reciclagem. Gostaria muito do apoio de vcs. Moro em Pocone MT

    Responder

  5. Sou presidente se uma associação comunitaria e gostaria de saber como proceder para criar uma coperativa de catadores de produtos reciclados, aguardo contato.

    Responder

  6. Como vocês podem me ajudar a desenvolver um projeto na formação de uma cooperativa de reciclagem de lixo na minha cidade.

    Responder

    1. quais são os amparos legais que tenho que seguir?????
      queria um esqueleto de como montar o projeto de uma cooperativa,
      se alguem puder me ajudar vou deixar meu contato e meu e-mail
      elivaniago@hotmail.com/ (64) 9660-2390 ou (64) 8422-0332

      Responder

  7. Boa tarde, me chamo Tatiane Gonçalves e gostaria de viabilizar uma cooperativa de reciclagem mas não sei por onde comentar .
    Gostaria de ter algumas diretrizes

    Responder

  8. Como vocês podem me ajudar a desenvolver um projeto na formação de uma cooperativa de reciclagem de lixo na minha cidade.

    Responder

    1. Você tem que ter pelo nemos 22 pessoas para fomalizar uma cooperativa,mas e necessario fazer uma conciêntização da população envolvida,para separar os residuos(lixo) organico (resto de alimentos) e reciclavel (plasticos latas etc..) o primeiro passo e trabalhar a conciêtização da população envolvida.
      Renato Tecnico em Reciclagem pelo IFB

      Responder

  9. Estou desenvolvendo um projeto sobre reciclagem construindo uma cooperativa e gostaria que o Cempre me ajudasse a desenvolver este projeto, atrves de equipamentos para a realização do trabalho.
    Gostaria de saber como que o Cempre irá me ajudar.
    Conto muito com o cempre.

    Responder

  10. Estou no curso de Tecnico de Reciclagem do IFB(Instituto Federal de Brasilia),e gortaria do seu apoio para que o curso seje reconhecido pelo conselho regional de engenharia,já que,o engenheiro ambiental possui o crea.Nosso curso está diretamente ligado ao meio ambiente e a sustentabilidade,sendo assim,é legitima a nossa reenvidicação.
    Agradeço a atenção.

    Responder

  11. bom dia tou acopanhado um grupo de catadores que hoje ja tem a necessidade de formar uma cooperativa de catadores mas gostaria de saber se existe algumas empresa que finacie cooperativa pois nos estamos batalhando para que esse projeto der certo pois temos lutado muito pra que isso der certo pois gostaria de mas informaçao sobre como monta uma cooperativa

    Responder

  12. desejo montar uma nova cooperativa aqui em assis para mostrar para estes aproveitador dos catadores que nos nao somos escravos deles nao que agente tem capacidade sim de nos organizar semprecisar chupar o sangue do proximo nao quero que cada um ganhar e sagrado e se alegram pelo seu desafio por isso temos força de uma igreja em nome de jesus que nos ensina a nos dar sempre o bem melhor para o proximo nunca tirar dele igual estes corruptos andam fazendo em cima dos coitados que lutaram roeram o osso e agora foram abandonados por estes safados corruptos que se andam enriquecendo em nome do pobre catador de materiais reciclaveis isto e so uma parte que tenho a dizer ok brevemente voltaremos a falar

    Responder

  13. desejo implantar uma nova cooperativa em assis de um certo modo que nao prejudique os catadores individuais porque sao eles que nos servirao para a coleta de materiais reciclaveis que seje de um tipo coopeativa de materiais individuais uma coleta que cada um se contenta com oseu ganho nao que seja uma tipo assalariada que nem a da coleta seletiva

    Responder

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s