Área de TI será responsável por retomada da economia em 2010

Pesquisa global realizada com 500 presidentes aponta otimismo em relação ao aquecimento dos mercados no primeiro semestre do próximo ano.

A economia mundial deve voltar a crescer a partir do segundo trimestre de 2010 e a área de tecnologia da informação (TI) será a principal responsável por essa retomada. É o que aponta pesquisa global feita pela consultoria Cook International e pela rede de recrutamento de executivos InterSearch, representada no Brasil pela empresa de capital humano Mariaca.

Do total de 500 Chief Executive Officers (CEOs) entrevistados em vários países, 22,8% mostraram-se bastante otimistas. Entre os setores que devem impulsionar esse reaquecimento, tecnologia aparece em primeiro lugar, com 51% das respostas.

Para Patrícia Epperlein, sócia-diretora da Mariaca e integrante do board da Intersearch, no Brasil o fato da TI liderar a retomada do mercado deve-se a alguns movimentos. O primeiro deles está ligado ao processo de fusões entre grandes bancos, a exemplo do Itaú/Unibanco e Santander/ABN Real.

“Operações que vão culminar em altos investimentos em TI, eliminando qualquer possibilidade de desestabilizar o segmento”, afirma. Ela cita os investimentos de 2,5 bilhões de reais anunciados em TI e o orçamento do Itaú estimado em cerca de 3 bilhões de reais.

Outro aspecto destacado por Patrícia é a forte demanda das empresas por serviços de terceirização. O que leva a tecnologia a ser um importante aliado das organizações nas políticas de redução de custo, principalmente nesse momento de crise. “Com isso, quem ganha é o setor de tecnologia que se mantém forte”.

Computerworld

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s