Cresce produção de queijos de Pernambuco

Estado já destina 40% da sua produção leiteira para fabricação de queijos e conquista o mercado com produtos exclusivos e de alta qualidade

Queijo do reino, prato, requeijão, camembert, coalho, gouda, morbier e até – quem diria – o reconhecidamente calórico queijo manteiga, agora em versão light. E toda essa variedade com etiqueta “made in Pernambuco”. Com 40% de toda a sua produção de leite – cerca de 1,8 milhão de litros por dia – destinados a fabricação de queijos, o Estado conquista o mercado local com produtos exclusivos e de alta qualidade.

A quantidade de empresas que fabricam derivados do leite experimenta franca expansão desde a criação da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) de Pernambuco, em 2003. “A partir daquele ano, passamos a emitir certificação para que os produtores pudessem comercializar seus produtos. No setor de queijarias artesanais, o crescimento foi de mais de 100%. Falta agora a solicitação do Estado perante o governo federal para vender para fora de Pernambuco”, avalia o chefe de registro e cadastro da Adagro, Antônio Teles, que calcula existência de cerca de 90 empresas de laticínios no Estado, que fabricam mais de 400 tipos de produtos.

Alexandre Alves, gerente de Agronegócio do Sebrae, salienta que apesar do crescimento de 132% na produção de leite nos últimos 10 anos, a produção leiteira no Estado ainda enfrenta desafios para continuar se expandindo. “ Dentre outras coisas, aumentar a produtividade por vaca, que hoje é de apenas seis litros diários. O número é muito baixo”, conclui.

Jornal do Commercio

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s