Destaque para Escada no JC

“Escada pronta para crescer” é o título da matéria da jornalista Marina Falcão publicada neste sábado no caderno de economia do Jornal do Commercio.

A matéria captou bem o momento de transição vivido pelo município que se redescobre e se reinventa, estimulada pela dinamização da economia na região gerada pelos grandes investimentos no Complexo Industrial Portuário de SUAPE, como o Estaleiro Atlântico Sul que já conta em seu quadro com pelo menos 150 trabalhadores de Escada e por toda expectativa gerada pela implantação da Refinaria Abreu e Lima.

Depois de um longo período de estagnação, com uma economia que crescia bem abaixo da média pernambucana e com taxas de crescimento populacional abaixo de 1%, a cidade, líder na região mata-sul de Pernambuco, redescobre todo seu potencial logístico fundado em sua localização absolutamente estratégica e fomentado pela duplicação da BR 101, cujo trecho deverá estar concluído até abril de 2010, e com o novo impulso que toma a obra da ferrovia Transnordestina que também corta seu território. As duas vias deverão proporcionar a integração dos dois modais em território escadense.

Como de hábito, os empreendedores percebem muito rapidamente onde estão as oportunidades, o que tem gerado no município um fluxo semanal de empresários que nos visitam para conhecer o potencial da cidade e prospectar a possibilidade de implantação no município de novas indústrias, lojas e prestadoras de serviços.

Não por acaso, a multinacional Tigre Tubos e Conexões, com 18 plantas industriais instaladas em 10 países, desde a Argentina até os EUA, e com exportação de produtos para cerca de 40 países no mundo, selecionou o município de Escada para sua mais nova planta industrial no Brasil. Em operação desde o início do ano a nova fábrica representou um investimento acima de 15 milhões de reais, com expectativa de receita superior 75 milhões por ano, o que corresponde a cerca de 30% do PIB municipal.

Números e sinais

Os números são realmente impressionantes. São mais de oitenta milhões em investimento só no setor industrial e um incremento na receita bruta do município da ordem de 300 milhões de reais, considerando apenas os empreendimentos já confirmados para os próximos dois anos, gerando pelo menos 5.000 novos postos de trabalho. O setor industrial deverá consolidar-se como o principal setor da economia local, confirmando a tradição de produção industrial da cidade, nascida com os primeiros engenhos centrais (precursores das usinas) da região e confirmada por grandes empreendedores como Luiz Dias Lins, fundador da Companhia Industrial Pirapama, com mais de oitenta anos em atividade no município.

Os sinais são muito claros e estão presentes nos muitos novos negócios surgidos nos últimos três anos no setor de comércio e serviços, sem falar do otimismo que se reflete nas ampliações e melhorias que vem acontecendo em inúmeros estabelecimentos, como destacou a matéria. As duas principais lojas da construção civil na cidade, por exemplo, são um bom termômetro do crescimento da cidade. Juntas investiram mais de 300 mil reais, praticamente triplicando o tamanho das lojas, modernizando o atendimento e ampliando a oferta de produtos.

Vale destacar, ainda, a estruturação das duas centrais de compras organizadas pela Prefeitura, que representaram um avanço na reorganização de micro-empreendedores locais, a nova agência do Bradesco recém inaugurada na Rua da Matriz e o projeto de ampliação da indústria de pias inox Ghel Plus Ltda, consolidada como uma das principais empresas do setor, e que começará a obra de sua sede definitiva no Distrito Industrial neste mês de setembro, após cinco anos lotada em um galpão de 5.000m2 pertencente ao município. A Ghel Plus emprega cerca de 100 pessoas, com uma produção superior a 20.000 unidades/mês. Com a construção da nova planta industrial estes números deverão ser incrementados em pelo menos 30% nos primeiros anos.

Toda esta nova dinâmica vem se confirmando nos números, com o PIB avançando a taxas médias de 7% ao ano, acima da média nacional, e crescimento populacional em torno de 4%, registrada entre 2007 e 2008. Vêm de toda parte os sinais, o otimismo é crescente, as perspectivas são muito positivas e os números confirmam.

Gestão Municipal e Visão de Futuro

Nesse contexto, ainda que sob o risco de ser interpretado como tendencioso por alguns interesses bem particulares, não podemos deixar de destacar o papel da atual gestão municipal que tem se esforçado desde 2005 para inserir o município neste fluxo positivo, nestas correntes de crescimento e progresso.

São decisões e ações que, muitas vezes não tem tanta repercussão de mídia e impactos imediatos na vida das pessoas, mas que têm uma importância fundamental para o desenvolvimento, como por exemplo, as articulações para inclusão do município no Território Estratégico de SUAPE e em seu fórum de planejamento coordenado pela Agência Condepe/Fidem; inclusão do município nas ações de qualificação profissional através de convênios com o Governo Estadual, Ministério do Trabalho, SENAI, SEBRAE e PROMINP; participação ativa nas comissões de concertação do PLANSEQ (Plano Setorial de Qualificação Profissional) do MTE e nas ações de planejamento territorial e do próprio plano diretor de SUAPE.

Destaco, ainda, o convênio que está em vias de ser assinado com a Secretaria de Juventude e Emprego do Governo Estadual para implantação da Agência do Trabalho em Escada, resultado da articulação direta do Prefeito Jandelson Gouveia com o Governador Eduardo Campos e que resultou em mais uma parceria, para a qual a Prefeitura está oferecendo toda infra-estrutura física através da reforma da antiga sede da ADAGRO, próxima a Igreja Matriz, pessoal de apoio para funcionamento da agência na área de serviços gerais, vigilância e motorista. O Governo do Estado, por sua vez, monta e treina a equipe técnica indicada pela gestão municipal e fornece equipamentos, softwares e um veículo para funcionamento da Agência.

O Plano de Trabalho para o convênio foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município com o apoio do jurídico da Agência do Trabalho, que, sob o comando de sua Presidenta Ângela Mochel, nos tem apoiado muito, numa parceria que vem trazendo muitos frutos para o município e para Pernambuco.

Networking Municipal

Finalmente, um outro aspecto relevante da gestão, tem sido um posicionamento absolutamente proativo na formação de uma sólida e ampla rede de relacionamento institucional, estabelecida como meta pelo Prefeito e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e que vem sendo implementada com uma participação efetiva nos mais importantes e significativos eventos estaduais e nacionais relacionados ao Desenvolvimento Econômico de Escada, de Pernambuco e do Brasil como fóruns permanentes, seminários, feiras e convenções.

Integramos, atualmente uma rede de parceiros e contatos estratégicos na qual figuram instituições como, SENAC, SEBRAE, SENAI, FIEPE e PROMINP; Superintendência Regional do Trabalho PE, Agência Condepe/Fidem, ADDIPER, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e a própria direção do Complexo Industrial Portuário de SUAPE; Prefeituras do Território Estratégico de SUAPE e parceiros locais como o SESI e o CDL de Escada.

Além disso as diversas empresas que têm sido atraídas para o município têm se tornado parceiros importantes na abertura de novas fronteiras para este networking municipal. É o caso do próprio Estaleiro Atlântico Sul com quem a Prefeitura tem convênio assinado e a ALPHATEC S/A de Macaé-RJ que tem se configurado como importante parceiros do Governo Municipal, com compromissos firmados para o desenvolvimento da cidade e possibilitando a abertura de novas oportunidades relacionadas às cadeias produtivas de Petróleo e Gás, off-shore e shipbulding (construção naval).

Anúncios

Um comentário em “Destaque para Escada no JC”

  1. Parabéns Jandelson!Parabéns Fernando Clímaco!Parabéns aos escadenses de verdade e aos filhos do coração.Sucesso sempre para bem do povo!

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s