Inteligência Empresarial // Vitrine da indústria local

Cadastro 2009/2010 está sendo preparado pela Fiepe. Mais de 3,5 mil empresas já foram visitadas e a expectativa é a de atingir 6 mil

A Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) está preparando o Cadastro Industrial 2009/2010, a mais completa base de dados das indústrias existentes no estado.

Publicação é fonte de consulta para a prospecção de possíveis fornecedores, parceiros e articulação de negócios. Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press – 5/9/07

A publicação funciona como uma vitrine. Quem estiver nela, terá mais chances de surfar na onda de desenvolvimento que chegou com a instalação de grandes empresas no Complexo Industrial Portuário de Suape, como a Refinaria Abreu e Lima, a PetroquímicaSuape e o Estaleiro Atlântico Sul.

Quando estiver pronto, o Cadastro Industrial 2009/2010 será uma importante fonte de consulta para a prospecção de possíveis fornecedores, parceiros e articulação de negócios. “Muitos investidores procuram a Fiepe em busca de informações. Nos últimos anos, o número de pedidos só tem aumentado. Se a empresa não tiver seus dados cadastrados, pode perder a chance de fazer bons negócios”, diz a economista e coordenadora da Unidade de Pesquisas Técnicas (Uptec) da Fiepe, Mônica Mercês, lembrando que o cadastramento é gratuito.

A Uptec, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é responsável pela elaboração do Cadastro Industrial. Segundo Mônica, é importante que os empresários recebam os pesquisadores da Prime Brasil – empresa vencedora da licitação – e forneçam seus dados. Até agora, mais de 3,5 mil empresas da Região Metropolitana do Recife já foram visitadas in loco pelos cerca de 50 profissionais da Prime. Nesta semana, os pesquisadores chegam ao interior do estado, começando por Carpina, Nazaré da Mata e Limoeiro. A expectativa é atingir mais de 6 mil cadastros.

“Vamos visitar todas as empresas, checar rua por rua. É praticamente um censo o que estamos fazendo”, destaca Mônica Mercês. O levantamento será feito até o final de outubro, incluindo empresas de todas as regiões de Pernambuco e de todos os portes, até mesmo porque o Sebrae tem interesse em cadastrar todas as micro e pequenas. “A empresa que não for contatada pelos pesquisadores pode procurar a Fiepe que o cadastro será feito da mesma forma. O importante é não ficar de fora dessa base de dados”, completa a coordenadora da Uptec.

O raio-X é completo. São coletadas informações essenciais sobre a empresa, como capacidade de produção e exportação, energia utilizada, produtos comercializados, além de contatos dos diretores. Os dados passam a integrar o Cadastro Industrial 2009/2010 e também serão utilizados para atualizar, simultaneamente, a versão on-line da publicação. Desde maio deste ano, todo o material já está disponível no site http://www.cadastrosindustriais.com.br e pode ser contratado em pacotes por dia de uso. Já as versões impressa e digital podem ser adquiridas pelo telefone (81) 3412-8444.

Outro detalhe é que o Cadastro Industrial 2009/2010 integra as comemorações dos 70 anos de atividades da Fiepe. Por isso, a edição será temática. A entidade está fazendo o levantamento das indústrias pernambucanas com 70 anos ou mais de fundação para fazer uma grande homenagem no dia do lançamento do catálogo, em data ainda a ser definida. A expectativa é a de que o evento aconteça entre outubro e novembro, quando a editora EBGE deverá ter concluído a confecção do livro.

Fonte: Diário de Pernambuco

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s