» NEGÓCIOS
Publicado em 21.04.2009
Pernambuco vai sediar, de amanhã até sábado, a primeira feira de franquias do Norte e Nordeste, a Franchising Nordeste. O evento, que será realizado no Centro de Convenções, reunirá cerca de 80 expositores regionais e nacionais com atuação em várias áreas do setor de franquias. O horário de funcionamento da feira é das 15h às 22h. A organização do evento espera reunir um público de 12 mil pessoas nos quatro dias de feira e fechar negócios da ordem de R$ 5 milhões.
Em 2008, o setor de franquias faturou R$ 55 bilhões, o que significa um resultado 19,5% superior ao do ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Os segmentos que apresentaram maior expansão foram acessórios pessoais e calçados (44,8%), serviços relacionados a veículos (31,7%), vestuário (27,2%) e esporte, saúde, beleza e lazer (25,8%). Só o segmento de limpeza e conservação apresentou queda no faturamento, com retração de 1,4%. Hoje, o Brasil contabiliza 1.379 redes de franquia, que geram 648 mil empregos diretos.
O Recife foi escolhido como local do evento por ser o maior pólo originário de franquias do Nordeste. Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo, a capital pernambucana ocupa hoje o sétimo lugar no mercado nacional de marcas, reunindo 28 redes da região. “Hoje, a capital pernambucana ocupa o sétimo lugar no mercado nacional de marcas, reunindo 28 redes da região”, afirmou Ricardo Camargo.
Realizada pela Montte Empreendimentos, a Franchising Nordeste é patrocinada pelo Grupo Bonaparte e conta com o apoio da ABF, Aloshop-PE, Abrasel, Sindivest, HM Consultoria em Franquias e Francomp. Alguns dos expositores de destaque nessa primeira edição são Broomer, Cacau Show, CNA, Doctor Feet, Fábrica de Chocolate, Giraffa’s e Wizard.
Atenta ao potencial do mercado nordestino, a rede de idiomas CNA inclui a região nos seus planos de expansão para este ano, com perspectiva de abrir 40 novas unidades só no Nordeste. Durante a Franchising Nordeste, a rede vai apresentar aos empresários a opção de financiamento realizado pela própria rede para a abertura de novas unidades, com taxa de juros mais competitiva do que a oferecida pelo mercado, além do modelo de negócios Risco Zero, que garante ao investidor ter de volta todo o investimento na franquia, caso não obtenha lucro no período de 24 meses.
A feira também abre espaço para a realização de palestras. As discussões vão trazer temas como: ter uma franquia ou montar um negócio, desafios das franquias brasileiras, entre outros.
(Transcrito do Jornal do Commercio/Economia de 21.04.2009)
Comente agora!