As fotos mostram parte do espaço cultural da Igreja do Céu aonde se realizou a 3ª edição do festival do Chorinho na cidade de Viçosa do Ceará. A igrejinha, construída em 1938, foi a única construção nesta parte mais alta da cidade durante quase sessenta anos, até que a prefeitura local, em fins dos anos noventa iniciou a construção do espaço cultural no entorno da igreja. Em pouco mais de dez anos o local tornou-se um dos centros culturais mais visitados de toda região da serra da Ibiapaba e possui centro de artesanato, escola de música, palco fixo com camarins, lojas, restaurante panorâmico e um centro de qualificação de pessoas com biblioteca e um excelente auditório para cerca de 120 pessoas. Mais recentemente a Prefeitura transferiu para o local a Secretaria Municipal de Turismo.

Além disso, a administração pública local, em parceria com o Governo do Estado e apoio de vários programas federais tem investido ano após ano na infraestrutura da cidade, conservação de prédios históricos (são mais de setenta prédios tombados pelo IPHAN), limpeza, e pavimentação. Esta demanda tem crescido continuamente por conta de todo este investimento e por causa de atividades turístico-culturais promovidas durante todo ano. A cidade tem quatro festivais por ano e programações especiais durante as festas tradicionais como o carnaval e festas juninas.

Para atender a grande demanda turística a prefeitura construiu o Hotel Municipal e tem um programa de apoio à hospedagem domiciliar, através da qual moradores locais disponibilizam suas casas para aluguel e para hospedagem. De 2007 para 2008 praticamente dobrou o número de residências do prgrama.

Paralelamente, em parceria com o SEBRAE o município tem investido nos pequenos produtores locais que trabalham com a tradicional produção artesanal de cachaça, produção de licores, geléias e doces com frutas da região e diversas modalidades de artesanato. Através de programas de qualificação, do associativismo e cooperativismo e da atração dos turistas as atividades se dinamizaram, há um grande fluxo de receita para a região e para o município.

Todas estas ações têm feito de Viçosa do Ceará um município próspero, hospitaleiro, com um baixíssimo índice de violência e índices de qualidade de vida crescentes, além de uma juventude aberta à cultura local, que valoriza a história da cidade e que aprende a gostar da arte e da música de boa qualidade.

Nossos sinceros agradecimentos ao prefeito Pedro Brito, ao Secretário Ivon Cleiton e toda equipe da prefeitura pela receptividade. À equipe da Letra Viva, nas pessoas de Fernando e Aécio, que dirigiram a organização do Festival do Chorinho, nossos cumprimentos pelo grande evento e nosso agradecimento pelo apoio e por terem viabilizado nossa participação no evento.
Parabéns Viçosa!!

Mais informações nos sites:
Anúncios