Espaço Cultural da Igreja do Céu – Viçosa do Ceará


As fotos mostram parte do espaço cultural da Igreja do Céu aonde se realizou a 3ª edição do festival do Chorinho na cidade de Viçosa do Ceará. A igrejinha, construída em 1938, foi a única construção nesta parte mais alta da cidade durante quase sessenta anos, até que a prefeitura local, em fins dos anos noventa iniciou a construção do espaço cultural no entorno da igreja. Em pouco mais de dez anos o local tornou-se um dos centros culturais mais visitados de toda região da serra da Ibiapaba e possui centro de artesanato, escola de música, palco fixo com camarins, lojas, restaurante panorâmico e um centro de qualificação de pessoas com biblioteca e um excelente auditório para cerca de 120 pessoas. Mais recentemente a Prefeitura transferiu para o local a Secretaria Municipal de Turismo.

Além disso, a administração pública local, em parceria com o Governo do Estado e apoio de vários programas federais tem investido ano após ano na infraestrutura da cidade, conservação de prédios históricos (são mais de setenta prédios tombados pelo IPHAN), limpeza, e pavimentação. Esta demanda tem crescido continuamente por conta de todo este investimento e por causa de atividades turístico-culturais promovidas durante todo ano. A cidade tem quatro festivais por ano e programações especiais durante as festas tradicionais como o carnaval e festas juninas.

Para atender a grande demanda turística a prefeitura construiu o Hotel Municipal e tem um programa de apoio à hospedagem domiciliar, através da qual moradores locais disponibilizam suas casas para aluguel e para hospedagem. De 2007 para 2008 praticamente dobrou o número de residências do prgrama.

Paralelamente, em parceria com o SEBRAE o município tem investido nos pequenos produtores locais que trabalham com a tradicional produção artesanal de cachaça, produção de licores, geléias e doces com frutas da região e diversas modalidades de artesanato. Através de programas de qualificação, do associativismo e cooperativismo e da atração dos turistas as atividades se dinamizaram, há um grande fluxo de receita para a região e para o município.

Todas estas ações têm feito de Viçosa do Ceará um município próspero, hospitaleiro, com um baixíssimo índice de violência e índices de qualidade de vida crescentes, além de uma juventude aberta à cultura local, que valoriza a história da cidade e que aprende a gostar da arte e da música de boa qualidade.

Nossos sinceros agradecimentos ao prefeito Pedro Brito, ao Secretário Ivon Cleiton e toda equipe da prefeitura pela receptividade. À equipe da Letra Viva, nas pessoas de Fernando e Aécio, que dirigiram a organização do Festival do Chorinho, nossos cumprimentos pelo grande evento e nosso agradecimento pelo apoio e por terem viabilizado nossa participação no evento.
Parabéns Viçosa!!

Mais informações nos sites:
Anúncios

3 comentários em “Espaço Cultural da Igreja do Céu – Viçosa do Ceará”

  1. Viçosa-Ce, cidade querida e admirada por mim, foi onde meu pai nasceu e viveu por algum tempo, tendo terminado sua vida no Piauí, bem pertinho de você. Tenho por você um grande amor. Sou piauiense e moro em Teresina, mas sempre que posso visito você. Você para mim, é como se fosse um ser humano muito querido. Recentemente estive aí numa formatura de uma sobrinha que mora em Cocal. Perguntei a um senhor da pousada onde estava sobre a violência, nessa bonita Cidade, ele respondeu: “quase zero”. Nessa noite de inverno, nevou muito nessa bela Cidade. Achei que tinha sido uma homenagem a um quase filho da terra. Um abraço sincero aos cearenses. Raimundo José do Nascimento (04.11.14)

  2. Parabéns Fernando, por mais esta parceria, vamos ver se conseguimos implantar algo desse porte aqui em Escada não é… E a propósito, ja pensou em ser jornalista??? Você escreve muito bem, rss. Parabéns!!

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s