Tablets e celulares serão o motor do setor tecnológico em 2013

07/01/2013

OUTROS TEMAS

O mercado de produtos eletrônicos deve se recuperar este ano em nível mundial impulsionado pelo incremento das vendas de tablets e smartphones, preveem analistas.

Os gastos mundiais com telefones, aparelhos de informática e televisores deve crescer 4%, em 2012, e alcançar a cifra de 1,1 trilhão de dólares, estimou a associação do setor CEA e a empresa GFK, a dois dias do lançamento da mostra Consumer Electric Show (CES), dedicado ao segmento em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Depois de um ano complicado que registrou um retrocesso de 1% nos gastos com produtos eletrônicos, espera-se que o consumo em 2013 se mantenha estável com um crescimento de apenas 1%, ou até mesmo uma contração de 1% na Europa.

O crescimento deve ser impulsionado principalmente pelos mercados emergentes, sobretudo os asiáticos, onde o setor deve crescer 9% e alcançar 490 bilhões de dólares, o correspondente a 44% dos gastos mundiais, avaliam os especialistas.

Ainda que o anúncio do incremento mundial de vendas seja considerado "modesto", alguns segmentos do mercado deverão ser "explosivos", destacou Steve Bambridge, analista de GFK, em coletiva de imprensa.

Mais da metade das vendas serão de aparelhos celulares com conexão à internet. O destaque ficará com os smartphones e tablets eletrônicos, que devem ter um avanço este ano de 22% e 25%, respectivamente.

"Os tablets e os smartphones dominam o mundo eletrônico em qualquer lugar", insistiu Steve Koen da CEA.

Nos países emergentes, as vendas serão beneficiadas por uma oferta maior de produtos, principalmente com aparelhos mais baratos.

Este entusiasmo é possível em detrimento de outros produtos: o consumidor desiste, por exemplo, de comprar mais uma televisão ou opta por levar um tablet e acaba desistindo de adquirir uma câmera fotográfica porque considera que seu telefone inteligente satisfaz todas as suas necessidades.

"É verdade que existe uma certa canibalização de outros segmentos, mas estes produtos inovadores também ajudaram a transformar o mercado e a acelerar seu crescimento", salientou Bambridge da GFK.

Já Shawn Dubravac, analista da CEA, ressaltou que o formato dos notebooks, que pouco mudou nos últimos 20 anos, estava começando a modificar influenciado pelos tablets.

Segundo ele, uma das tendências são as diferentes formas dos computadores com experiências dos fabricantes que propõem aparelhos híbridos entre um computador e um tablet, por exemplo, que podem ter telas giratórias.

"Entramos na era do pós-telefone inteligente", anunciou Dubravac. Ele explicou que o telefone serve cada vez menos para fazer ligações e tem cada vez mais utilidades.

O salão de informática serve de vitrine também para tablets que se convertem numa plataforma com inúmeros aplicativos e serviços.

Os mais de 3 mil expositores do maior evento de informática do mundo devem apresentar aparelhos que, por exemplo, medem a pressão ou pulsação dos usuários e transmitem os dados automaticamente a um aparelho móvel.

O CES é realizado entre os dias 8 e 11 de janeiro, mas os eventos para os meios de comunicação já começaram neste domingo.

Isto é dinheiro

About these ads

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

Nenhum comentário ainda.

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.132 outros seguidores