Novo diesel chega hoje a Pernambuco

03/01/2013

PETRÓLEO E GÁS

diesel

Dentro do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), a Petrobras coloca no mercado brasileiro o Diesel S-10, que chega às bombas para substituir o S-50. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindicombustíveis-PE), o produto deve chegar hoje à base de armazenamento do Estado, que fica em Suape, para ser distribuído aos 1,2 mil postos.

De acordo com a Petrobras, além do teor menor de enxofre, o Diesel S-10 tem número de cetano (medida de qualidade de ignição) 48, contra 46 do Diesel S-50, o que proporciona melhoria na partida fria e reduz a emissão de fumaça branca. “Os benefícios são mais efetivos nos veículos produzidos a partir de 2012”, enfatizou a Petrobras.

Apesar do lançamento oficial para todo o País, o presidente do Sindicombustíveis-PE, Fernando Cavalcanti, critica a distribuidora. “Até o momento nenhum dos postos foram contatados para fazer a mudança, inclusive os que têm a bandeira BR. É preciso uma explicação da Petrobras, pois os tanques têm que ser purificados para receber o diesel, já que é um combustível muito delicado”, frisou.

A Petrobras disse, entretanto, que, “no caso dos postos onde haverá a troca do Diesel S-50 pelo S-10, não haverá necessidade de limpar o tanque. Porém, a armazenagem deve continuar a ser exclusiva. A limpeza do tanque deve acontecer no caso da troca do S-500/S-1800 pelo S-10”. Em relação ao preço, por enquanto, o que se sabe é que o Diesel S-10 será comercializado pelo mesmo valor do seu antecessor. O preço médio do litro do S-50 é R$ 2,19.

Juliana Sampaio – FOLHA-PE

About these ads

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

Nenhum comentário ainda.

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.092 outros seguidores