Desafios do RH nos estaleiros brasileiros

05/08/2012

INDÚSTRIA NAVAL

20120805-172352.jpg

20120805-172352.jpg

Demanda por recursos humanos nos estaleiros promove disputa pelo trabalhador

Marcelo Carvalho, assessor da presidência do Sinaval

No segundo dia da Navalshore 2012, o palestrante Marcelo Carvalho, assessor da presidência do Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore), debateu sobre o tema “Impacto na Formação de RH nos Estaleiros e a Curva de Aprendizagem”. No encontro, Marcelo relatou sobre as questões que envolvem a contratação de funcionários no setor naval do país, a dificuldade encontrada pelo RH (Recursos Humanos) dentro do estaleiro quanto a qualificação profissional e os motivos que levam os jovens à buscarem uma carreira profissional na indústria naval.

De acordo com o palestrante, atualmente o setor naval abriga 62 mil trabalhadores dentro dos estaleiros brasileiros. No ranking de empregos por região, o Rio de Janeiro ainda é o grande “berço empregatício” deste setor, gerando 29.967 mil empregos no estado. Já o Amazonas, segundo colocado na classificação, apresenta 13.372 mil trabalhadores no setor. Em seguida, vem o Rio Grande do Sul com 6.174 mil trabalhadores e logo após está o Pernambuco, com 5.696 mil empregados. A boa remuneração também influência na decisão destes profissionais na carreira naval. “Hoje, o setor Naval propicia uma oportunidade de emprego única. Nós acompanhamos os profissionais de perto e visamos certificar a qualificação da mão de obra nos estaleiros”, afirmou Marcelo.

Segundo análise feita por Marcelo, a previsão é de que dez novos estaleiros em implantação no país venham a contratar mais de 21.500 pessoas até 2015. “Os desafios do RH nos estaleiros exige colaboração contínua das faculdades, sindicato, escolas técnicas e profissionalizantes, como o Prominp e Senai”, disse Marcelo.

Ao final da palestra, Marcelo citou sobre a legislação em vigor para o profissional da indústria naval, a chamada NR-34 (Norma regulamentadora) aprovada e implantada em dois anos de debates pela comissão tripartite formada pelo Sinaval, estaleiros, representantes de classe dos trabalhadores e auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego. A norma visa auxiliar o empregado do setor, viabilizar projetos de sustentabilidade e fortalecer as regras de segurança no trabalho.

Contribuições da NR-34 na segurança do trabalho em estaleiros

A Comissão Tripartite (CT) da Indústria Naval foi criada através da Portaria MTE nº 64 de 30 de Janeiro de 2008 e publicada no Diário Oficial da União de 31 de janeiro de 2008, tendo como atribuições, entre outras, elaborar diretrizes para a promoção da segurança e saúde no setor, assim como para a correta contratação de trabalhadores por tempo certo, propondo ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ações para a evolução das relações e condições de trabalho no setor e colaborando com a Secretaria de Inspeção do Trabalho na elaboração de roteiros de boas práticas trabalhistas.

About these ads

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

One Comment em “Desafios do RH nos estaleiros brasileiros”

  1. marcos Says:

    Faço curso tecnico em construção naval pelo IFPE(INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO), trabalho em uma multinacional como lider de produção e gostaria de saber e-mail para enviar meu curriculum para concorrer uma vaga de estagio ou ate mesmo uma vaga de emprego, qualquer noticia enviar para o e-mail marcosaprigio.55@hotmail.com ou postar no blog.

    Resposta

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.063 outros seguidores