Ja pensou em trabalhar em um estaleiro?

Seleção do STX Promar oferece 500 vagas. Os profissionais vão passar por testes e fazer curso no Senai

Micheline Batista

Novo estaleiro está sendo erguido na Ilha de Tatuoca e vai construir oito navios gaseiros para a Transpetro (TERESA MAIA/DP/D.A PRESS)

Novo estaleiro está sendo erguido na Ilha de Tatuoca e vai construir oito navios gaseiros para a Transpetro

OEstaleiro STX Promar, em implantação no Complexo Industrial Portuário de Suape, vai selecionar 500 profissionais, a partir de setembro, que poderão se tornar futuros funcionários da empresa. Eles passarão por diversas etapas, como testes de escolaridade, de aptidão profissional e por um curso no Senai. Os aprovados serão contratados e treinados no próprio estaleiro.

Atualmente, o STX Promar possui cerca de 200 funcionários, dos quais 60 são operários que estão passando por uma formação de seis meses no Estaleiro STX em Niterói (RJ). “São soldadores, maçariqueiros, encarregados e outros técnicos que trouxemos para serem treinados dentro da nossa cultura e dos nossos valores”, explica por telefone o presidente do STX OSV, Miro Arantes.

Segundo ele, essa primeira turma de operários deve retornar em dezembro e eles se tornarão multiplicadores, isto é, repassarão os conhecimentos adquiridos aos demais funcionários do estaleiro. Em janeiro, uma segunda turma, com mais 60 operários, seguirá para o Rio de Janeiro.

“Nossa meta é ter cerca de 10% de nossa mão de obra formada em Niterói. Até o fim de 2013 teremos que ter em torno de 1,5 mil profissionais trabalhando em Suape”, acrescenta Miro. Significa que o processo seletivo não se encerra em setembro. Existirão outras rodadas. Para o recrutamento, o STX Promar firmou acordo com prefeituras do entorno de Suape, como Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho.

As chuvas dos últimos meses atrapalharam um pouco as obras do empreendimento, mas não é nada que comprometa o cronograma de forma significativa. A parte de fundação já foi toda concluída e no momento estão sendo erguidos os galpões das oficinas e os prédios administrativos. Além disso, o cais também já começou a ser construído.

Enquanto os prédios administrativos não ficam prontos, a empresa mantém um escritório no bairro de Boa Viagem, no Recife. A expectativa é a de que a mudança para Suape ocorra ainda em dezembro. “Em janeiro, já começamos a preparar auxiliares de montagem ferramental e em junho o estaleiro fica pronto”, antecipa Miro Arantes.

Com o estaleiro pronto, começará o corte das chapas para a construção dos navios. O STX Promar vai construir oito navios gaseiros para a Petrobras Transporte (Transpetro), uma encomenda de US$ 536 milhões. A primeira embarcação deverá ser entregue em 33 meses a contar da eficácia do contrato, iniciada em novembro de 2011. Ou seja, em agosto de 2014.

Para evitar possíveis atrasos na entrega, seja em função de problemas com as obras civis, equipamentos ou mão de obra, como ocorreu com o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), o STX Promar se antecipou e terceirizou a construção do casco do primeiro gaseiro para o STX em Niterói, onde o grupo possui 1,6 mil funcionários. Em 2013, com o estaleiro de Suape pronto, esse casco será trazido para Pernambuco, onde receberá o acabamento.

O STX Promar representa um investimento de R$ 250 milhões e terá capacidade para processar 60 mil toneladas de aço por ano. Os acionistas são a STX OSV, da Noruega (50,5%), e a brasileira PJMR (49,5%).

DIARIO DE PERNAMBUCO

About these ads
,

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

178 Comentários em “Ja pensou em trabalhar em um estaleiro?”

  1. Geraldo Barbodsa de Oliveira. Says:

    Meu nome é Geraldo Barbosa de Oliveira, Sou Oficial de Máquinas da Marinha Mercante. Tenho 26 anos de embarque e gostaria de trabalhar em estaleiros.

    Resposta

  2. joel Says:

    Como arrumar uma vaga no estaleiro e fazer o curso de solda ai dentro mesmo?

    Resposta

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.346 outros seguidores