Montadoras com agenda local

10/06/2012

INDÚSTRIA

Pernambuco terá, esta semana, dois eventos significativos no seu embrionário setor automobilístico. A italiana Fiat vai fazer seu primeiro grande evento comercial no Recife desde que anunciou sua fábrica em Goiana, Litoral Norte do Estado. E a Metro Shacman, joint venture de chineses e brasileiros, vai apresentar aos pernambucanos o projeto de sua fábrica de ônibus e caminhões em Caruaru.

As datas próximas são coincidência. Pelo calendário, a Metro Shacman abre a semana. Um grupo de dez executivos, aproximadamente, desembarca amanhã à noite no Recife e cumpre agenda pública de dois dias, na capital e em Caruaru (terça e quarta-feira).

Fiat faz o lançamento nacional dos novos Palio Weekend, Strada e Siena, enquanto diretores da Shacman visitam Recife e Caruaru

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Márcio Stefanni, a comitiva será composta por diretores e também pelo pessoal da área de engenharia da Shaanxi Automobile Group (SAG), sócia da Volkswagen e de brasileiros no projeto. A agenda inclui encontro com a imprensa, com o governador Eduardo Campos, e com fornecedores de serviços como água e luz, por exemplo.

A fábrica da Metro Shacman é tratada como no início do processo de desenvolvimento, embora a meta seja ter ela funcionando já no ano que vem. A unidade industrial será modulada, o que vai acelerar sua construção. O volume de investimentos não está fechado ainda, mas seria próximo de R$ 1 bilhão. A estimativa é de geração de mil empregos diretos.

No caso da Fiat, que tem um empreendimento considerado mais consolidado, a conotação da agenda é mais simbólica.

Na próxima quinta-feira, no Recife, a italiana faz o lançamento nacional dos novos Palio Weekend, Strada e Siena EL. Apesar do tema comercial, na prática o evento será uma espécie de apresentação de Pernambuco como casa nova da montadora italiana, que só possui uma fábrica em operação no Brasil, em Betim (MG), em funcionamento há 36 anos.

A área de comunicação da Fiat informa que o evento não trará um grande anúncio relacionado à fábrica. Mas é certo que o tema será muito explorado pela imprensa, já que as montadoras costumam convidar para eventos como esses jornalistas de todo o País.

A Fiat vai investir R$ 4 bilhões na construção de uma fábrica com capacidade de produzir de 200 mil a 250 mil veículos por ano, com geração de 4.500 empregos diretos.

JORNAL DO COMMERCIO

About these ads

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

Nenhum comentário ainda.

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.165 outros seguidores