Hemobrás e Porto do Recife assinam termo de intenção

28/05/2012

LOGÍSTICA

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) e o Porto do Recife assinaram um termo de intenção para a implantação de um centro logístico no terminal recifense. O termo, firmado nesta última quarta-feira (23) e prevê dois tipos de operações.

A primeira fala sobre importação de peças e equipamentos utilizados na produção de medicamentos que irão compor a fábrica da Hemobrás em construção em Goiana, Mata Norte do estado e o segundo tipo de operação se refere à exportação de plasma para a França, onde serão transformados em hemoderivados, e a posterior importação destes medicamentos, enquanto a fábrica, prevista para entrar em operação em 2014, não entra em funcionamento. O acordo ainda contempla a distribuição dos derivados de sangue no Brasil, a partir do Porto do Recife. O acordo tem validade de seis meses, prorrogável por igual período, e deverá evoluir para um contrato nos próximos meses.

A expectativa é que o Porto do Recife comece a receber, já no início de 2013, os equipamentos, sistemas e componentes que serão usados na produção dos remédios que serão fabricados pela Hemobrás e que são fundamentais para o tratamento de pessoas portadoras de hemofilia, imunodeficiência primária, câncer, AIDS, entre outras doenças. A carga, composta por aproximadamente seis mil itens, está orçada em R$ 200 milhões.

O Porto do Recife já pode realizar as operações de exportação de plasma, feita em contêineres refrigerados, já que estas atividades não demandam armazenamento e logística diferenciados, no entanto, para poder receber a importação dos medicamentos hemoderivados prontos, o porto recifense irá construir um terminal específico conforme determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A Anvisa prevê, para casos como o da Hemobrás, a instalação de câmara fria com temperatura entre 2°C e 8°C para estocar os medicamentos que virão da França, produzidos com o plasma recolhido pela estatal nos principais hemocentros brasileiros. A Câmara fria é necessária para o armazenamento adequado das amostras, enquanto aguardam análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para poderem entrar no País. Este procedimento dura 15 dias em média.

Em contrapartida, a Hemobrás assume o compromisso de utilizar, em caráter preferencial, os serviços postos à disposição pelo Porto do Recife, que irá oferecer preços compatíveis com a média de mercado, além de qualidade que atenda às necessidades da estatal. Enquanto o contrato entre Hemobrás e Porto do Recife não é assinado, as importações e exportações da estatal continuam sendo realizadas pelos portos de Santos (São Paulo) e do Rio de Janeiro, e também de avião, desembarcando na capital pernambucana.

Fonte:NE10

About these ads

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

2 Comentários em “Hemobrás e Porto do Recife assinam termo de intenção”

  1. Bruno Calado Says:

    Fernando, eu vejo seu blog todo dia e sempre tem notícia interessante na área de Logística. O Porto do Recife, por exemplo, vem recebendo grandes investimentos de uns meses pra cá, como é o caso do Centro Logístico da Hemobrás, Shineray, Shacman.. entre outros. Você sabe informar se eles estão fazendo seleção, seja estagiário, seja contratado? Eu não vejo em nenhum veículo de comunicação algo do tipo. Depois de tanto investimento, o Porto deve estar necessitando contratar profissionais nas mais diversas áreas.

    Resposta

    • Fernando Clímaco Says:

      Todos terão momentos de seleção de pessoal. Uma boa forma d encomendar, além da imprensa é em sites especializados em vagas de trabalho e pela Agencia do Trabalho.

      Resposta

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.010 outros seguidores