Moura busca sustentabilidade

20/05/2012

INDÚSTRIA, OUTROS TEMAS

MEIO AMBIENTE Dos 5,5 milhões de produtos que saem da indústria pernambucana de baterias todos os anos, metade já tem carbono zero

A metade dos produtos da empresa Baterias Moura está saindo da fábrica com carbono zero. Isso significa que foram adotadas iniciativas que compensaram ou reduziram a geração de carbono no processo fabril da companhia que produz 5,5 milhões de unidades por ano. “No primeiro passo, contratamos uma consultoria para fazer o inventário (levantamento) de todo o carbono lançado na produção e distribuição”, diz o diretor de sustentabilidade da Moura, Arnolfo Menezes.

Depois do levantamento, a Moura contratou uma consultoria internacional para certificar a emissão de carbono. O estudo teve como base a produção de 2009. “Implementamos várias ações para diminuir ou compensar a emissão do carbono”, conta.

A emissão do carbono ocorre porque as empresas usam matérias-primas que contribuem para isso, combustíveis fósseis ou utilizam o transporte rodoviário, que também emite gases.

Entre as ações adotadas, a empresa trocou o óleo BPF usado na fábrica de Belo Jardim pelo gás natural, que é menos poluente, diminuiu a quantidade de energia usada no processo industrial e, por último, iniciou um projeto de plantio de 100 hectares de eucalipto numa propriedade da empresa na área rural. O plantio foi iniciado recentemente e vai custar cerca de R$ 300 mil, bancados pela empresa.

A companhia também compra carbono de uma empresa chamada Baesa, que construiu uma hidrelétrica entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. O empreendimento tem créditos de carbono porque é de energia limpa. “É difícil medir tudo que foi gasto no processo de redução do carbono, porque ocorreram muitas ações pontuais”, conta Arnolfo. A meta da Moura é chegar ao carbono zero em toda a sua produção. “A gente não sabe quando, mas vai chegar”, conclui.

Empresa quer o Selo Verde do Estado

A Moura alterou o seu contrato social para pleitear o Selo Verde, mecanismo criado pelo governo do Estado em 2011. A finalidade do programa é reconhecer as empresas que desenvolvem iniciativas capazes de reduzir o impacto ambiental, como diminuição de resíduos, uso de combustíveis menos poluentes, de materiais recicláveis, ampliação do controle de emissão de poluentes, entre outros.

O Selo Verde é concedido pela Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “É uma tendência no mercado. O selo de certificação ambiental valida a qualidade do produto e o comprometimento da empresa em ser sustentável. Isso é muito importante para o meio ambiente e a imagem que temos diante dos nossos consumidores”, diz o diretor de sustentabilidade do Grupo Moura, Arnolfo Menezes.

Especialista na área ambiental, a advogada do escritório Queiroz Cavalcanti, Gabriela Figueiras diz que o processo de aquisição do Selo Verde agrega valor a marca. “Muitos consumidores preferem uma empresa que tem alguma certificação desse tipo”, comenta.

PLEITO

Ela destaca que a obtenção do Selo Verde pode ser feita por qualquer empresa desde que comprove iniciativas que reduzem o impacto que a atividade produtiva traz ao meio ambiente. “O custo é de cerca de R$ 2OO. E o próprio site da Jucepe já tem um modelo que a empresa interessada pode usar para simplificar o processo”, comenta.

Gabriela afirma também que o governo do Estado deveria adotar medidas que estimulassem mais empresas a terem o Selo Verde como um tratamento diferenciado com relação à tributação. Uma parte do material reciclado já pagou imposto, quando foi usado inicialmente. No entanto, ele recebe a mesma tributação ao ser reusado.

“Também poderia ser definido como vai ser a prestação de conta da empresa que tem o Selo Verde”, conta Gabriela, acrescentando que até agora isso não está regulamentado.

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO

About these ads

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

Nenhum comentário ainda.

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.098 outros seguidores