Secretaria de Ciência e Tecnologia oferece uma série de palestras gratuitas

20120417-131456.jpg

A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec-PE) via oferecer oito palestras com especialistas de diversas áreas, sempre na última sexta-feira de cada mês, sempre às 11h. O objetivo é discutir e discutir conhecimentos da área científica, relacionando-os a desafios políticos, econômicos e sociais. Os eventos serão abertos ao público. O órgão publicou nesta terça-feira (17) as primeiras palestras confirmadas.

Confira a programação:

27/04/2012
Palestra: Engenharia do Petróleo
Palestrante: Guilherme Dantas – Engenheiro de Petróleo da Petrobras. Especialista em Engenharia Naval pela Poli – UPE/EPUSP.

25/05/2012
Palestra: Nanociência e Nanotecnologia
Palestrante: Professor Fernando Machado – Doutor em Física. Especialista em Engenharia Naval pela Poli – UPE/EPUSP.

29/06/2012
Palestra: Inovação Tecnológica (O que é? Para que é? Onde é?)
Palestrante: Professor de Economia, Alexandre Stamford. Doutor em Economia pela UFPE. Superintendente de Projetos Especiais e Inovação da Sectec.

27/07/2012
Palestra: Empreendedorismo e Lei da Inovação (O que é? Para que é? Onde é?)
Palestrante: Prof. Emanuel Leite, Doutor em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial pela Poli – FCAP/UPE.

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

About these ads
,

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

2 Comentários em “Secretaria de Ciência e Tecnologia oferece uma série de palestras gratuitas”

  1. André Nelson Pinto Says:

    Prezados senhores,

    Comunicamos que o Dr. Claudio Truchlaeff, diretor-presidente da CLAEFF – Engenharia e Produtos Químicos Ltda, empresa sediada em Pernambuco desde 1998, foi o grande vencedor do Prêmio FINEP de Inovação 2012 na categoria Inventor Inovador.

    A solenidade de entrega do troféu aconteceu em Fortaleza, no último dia 15.10 (segunda-feira) na sede da FIEC – Federação das Indústrias do Estado de Ceará.

    O projeto denominado “PROCESSO DE DESINFECÇãO DE ÁGUA COM DUPLO BACTERICIDA TENDO COMO MATÉRIA PRIMA ÁCIDO CLORìDRICO E CLORATO DE METAL ALCALINO”, consiste na geração de uma máquina compacta, inovadora no ramo de descontaminação e desinfecção, de fácil deslocamento e manuseio – por ser totalmente automatizada – e por ter a finalidade de produzir in loco o dióxido de cloro em forma anidra, na dosagem desejada em cada específico processo. Isso de dá por intermédio de um conjunto de bombas dosadoras, visando uma eficiente potabilidade e tratabilidade de qualquer meio que necessita ser tratado – água, efluentes e processados de usinas sucroalcooleiras que precisem de agentes desinfetantes.

    Este ano a FINEP normatizou que os concorrentes desta categoria apresentassem projetos inseridos no mercado. O processo já é utilizado no tratamento de água da Grande Fortaleza – CAGECE, além das cidades de Tobias Barreto (SE) – DESO e Sapé (PB) – CAGEPA e foi colocado no mercado através da empresa Beraca S/A (www.beraca.com), primeira e grande parceira da CLAEFF. A utilização do dióxido de cloro é fundamental no tratamento das águas brutas, acumuladas em mananciais contaminados, uma vez que estas águas são destinadas para consumo humano.

    Outro grande benefício dessa tecnologia para o mercado é a melhoria na produção das usinas de álcool, mais precisamente no processo fermentativo. O dióxido de cloro elimina o uso tradicional de antibióticos no controle das bactérias, permitindo assim, a utilização correta de fermento como aditivo nutricional para consumo humano e animal.

    Claudio Truchlaeff também foi vencedor do Prêmio FINEP da mesma categoria na edição de 2009, concorrendo com o Projeto Oxi Bio, que consiste em obter oxigênio hospitalar de maneira mais segura, eficaz e com menores custos. Além de gerar oxigênio a partir do ar atmosférico para fins hospitalares, a inovação gera ozônio, utilizado como bactericida, e nitrogênio para secagem de ambientes.

    Solicitamos divulgar neste portal de notícias, pois entendemos que tal conquista é de grande relevância não só para nós que fazemos a CLAEFF, como para todo meio acadêmico-científico e para a sociedade pernambucana.

    Informações: (85) 8854.8303, andre@claeff.com.br ou visite nosso site http://www.claeff.com.br

    André Nelson Pinto
    Negócios e Marketing

    Resposta

  2. Felipe Says:

    Onde estas palestras serão realizadas?

    Resposta

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.090 outros seguidores