Pernambuco segue na mira da construtora Mendes Júnior

23/11/2011

INDÚSTRIA NAVAL

20111123-160224.jpg

A construtora mineira Mendes Júnior confirmou que Pernambuco está disputando com Espírito Santo e Santa Catarina a implantação do primeiro estaleiro de plataformas do grupo. O estaleiro, que começará a ser construído no primeiro trimestre de 2012, terá um investimento de R$ 1 bilhão e gerará cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. Sérgio Mendes, vice-presidente da empresa, adiantou que Goiana já foi riscada dos planos da construtora.

Caso seja instalado em Pernambuco, o estaleiro de plataformas irá para Suape. “Estamos esperando um detalhamento dos três estados para definir em qual deles iremos montar o estaleiro. Como é um empreendimento grande, cujas obras devem durar dois anos ou mais, temos pressa, porém, não vamos votar sozinhos; a própria Petrobras terá um peso importante na escolha”, explicou Mendes.

Apesar de o estado já ter o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) em operação, mais dois em construção – o Promar e o CMO -, e um previsto, o Navalmare, a vinda da Mendes Júnior colocaria Pernambuco numa posição estratégica dentro da cadeia mundial de exploração do petróleo. “O pré-sal vai exigir uma estrutura gigante de plataformas, e não há fabricantes suficientes no Brasil. A demanda atual do País nos garante pelo menos 20 anos de produção”, reforçou o vice-presidente da construtora.

Mendes adiantou que no primeiro ano de construção do estaleiro, a empresa deve contratar mão de obra especializada para montar as plataformas. “Queremos começar a operar ainda em 2012. Neste tipo de obra, à medida que vamos concluindo as fases, já vamos produzindo”, completou. E, mesmo não tendo uma definição sobre o assunto, Mendes ressaltou o interesse da empresa em participar de outras obras de infraestrutura no estado.

“Estamos interessados na parceria público-privada (PPP) do saneamento da Região Metropolitana e já começamos a conversar com a Fiat sobre uma participação na construção da fábrica da empresa em Goiana.”

Vale lembrar que a Mendes Júnior já participa da construção da Hemobrás e está construindo três estações elevatórias, em Salgueiro, que fazem parte da transposição do rio São Francisco. “Também queremos concorrer nas licitações do aeroporto e porto da Zona da Mata Norte”, crê Mendes.

About these ads

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

3 Comentários em “Pernambuco segue na mira da construtora Mendes Júnior”

  1. leonardo-pe Says:

    o Fernando:e o estaleiro Galictio?disseram q iria ser instalado no Porto e até agora????alguma notícia nova desse grupo espanhol?

    Resposta

    • Fernando Clímaco Says:

      As últimas notícias que tenho são as de fevereiro quando foi assinado o acordo com o Governo. Se souber novidades posto por aqui.

      Resposta

      • Bernadete Love Says:

        Fernando meu nome é Bernadete e gostaria de saber se há algum projeto para construção de um estaleiro na praia do porto em BarreirosPE

        Resposta

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.031 outros seguidores