Pronatec-PE abre matrículas para 6.897 vagas em 85 cursos de qualificação

20111122-234434.jpg

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o SENAI, SENAC, IFPE e Secretaria de Educação do Estado.

Neste primeiro momento, serão ofertadas 6.897 vagas para 85 cursos de qualificação, em 24 municípios pernambucanos. O público alvo são os alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio, e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do projeto Travessia das escolas públicas estaduais. Os cursos oferecidos abordam as mais diversas qualificações, tais como auxiliar de cozinha, agente de informações turísticas, mecânico de manutenção em máquinas industriais, manutenção de motocicletas, padeiro, pedreiros de alvenaria, montagem e manutenção decomputadores.

Vale ressaltar que os cursos disponíveis são para a qualificação, tendo de 160 a 300 horas/aula, o que equivale a quatro meses de curso. O Pronatec vai abrir vagas para cursos de formação técnica em 2012.

A partir da próxima segunda (21) até a sexta-feira (25), os interessados devem efetuar a pré-matrícula em uma das 100 escolas estaduais, distribuídas nos municípios com cursos ofertados e em cidades circunvizinhas dispostas no edital para efetuarem a pré-matrícula. Serão selecionados os primeiros cadastros de acordo com o quantitativo de vagas de cada curso.

A matrícula final acontecerá de 28 de novembro a 02 de dezembro nas instituições que ministrarão os cursos, no caso SENAI, SENAC e IFPE. Os interessados devem levar CPF, carteira de identidade, duas fotos 3X4, comprovante de residência e documento comprobatório de que faz parte do público-alvo do Pronatec (comprovante de matrícula na rede estadual de ensino).

Os cursos e a lista de escolas onde ocorrerão a pré-matrícula, além dos documentos necessários, estão disponíveis no site http://www.educacao.pe.gov.br. O início das aulas está previsto para 05 de dezembro.

Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) tem por objetivos: Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores; Fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da Educação Profissional e Tecnológica; Contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional; Ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formação profissional.

About these ads

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

2 Comentários em “Pronatec-PE abre matrículas para 6.897 vagas em 85 cursos de qualificação”

  1. manuel Says:

    é o q dá deixar p/ ultima hora .

    Resposta

  2. Mirtes Says:

    pq no papel que foi impresso vem informando que a inscrição poderá ser concretizada até o dia 20/01/12??
    e vem dizendo q as aulas iniciarão no dia 02 ou é 01/02/12????
    nossa muito bacana!!!
    perdi minha vaga por obter informações incorretas…muito bacana parabéns a quem organizou isso..sério..!!!

    Resposta

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.951 outros seguidores