Definindo o que é Logística

21/08/2011

LOGÍSTICA

20110821-221154.jpg

A logística possui algumas definições diferentes com o mesmo foco, porém a sugerida e utilizada pelos profissionais de logística é proveniente do CSCMP – Council of Supply Chain Management Professionals (Conselho de Profissionais de Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento) que define a Logística como sendo o processo de planejar, executar e controlar o fluxo e armazenagem, de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custos, de matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados e serviços, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

O CSCMP é um instituto formado por docentes e profissionais da área, cuja missão é divulgar e promover o intercâmbio de conceitos e idéias afins, que contribuam para o desenvolvimento da logística.

Entende-se por logística o conjunto de todas as atividades de movimentação e armazenagem necessárias, de modo a facilitar o fluxo de produtos do ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, como também dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, obtendo níveis de serviço adequados aos clientes, a um custo justo para ambas as partes.

Inicialmente, a logística foi utilizada na área militar, para definir as regiões e estratégias de guerra, de modo a combinar da forma mais eficiente, quanto a tempo e custo, e com os recursos disponíveis realizar o deslocamento das tropas e supri-las com armamentos, munição e alimentação durante o trajeto, expondo-as o mínimo possível ao inimigo (BOWERSOX; CLOSS, 1996).

À medida que a economia mundial vai se globalizando, e o Brasil vai incrementando gradativamente o seu comércio exterior, a logística passa a ter um papel acentuadamente mais importante, pois comércio e indústria consideram o mercado mundial como os seus fornecedores e clientes, indicando a necessidade de investimentos em sistemas e canais de distribuição e de prestação de serviços.

Tendo em vista que, habitualmente, são utilizadas diferentes modalidades de transporte, moedas, sistemas cambiais, políticas de incentivo ou contenção pelos países, tanto na importação quanto exportação, a logística internacional requer alguns cuidados dispensáveis quando se opera unicamente com o mercado doméstico.

As mercadorias que as pessoas desejavam nem sempre eram produzidas no local de consumo, fazendo com que as pessoas tivessem que consumi-las rapidamente e as limitações existentes para transporte e armazenamento forçaram as pessoas a viverem perto das fontes produtoras.

O principal motivo da implementação de um sistema de logística é justamente o uso de um sistema de troca que segue o princípio da vantagem competitiva.

De acordo com Rodriguez e Granemann (1997), observa-se que o termo logística tem origem francesa, do verbo “loge” que significa alojar, sendo uma terminologia utilizada pelos militares que compreendia as atividades do transporte ao abastecimento e alojamento das tropas.

A logística constitui-se em um movimento eficiente de produtos acabados, da produção ao consumidor; compreendendo também a movimentação de matéria-prima; prover maior rentabilidade aos serviços de distribuição ao consumidor pelo planejamento organização e controle efetivo das atividades de movimentação e armazenamento.

Traduz-se em oferecer ao consumidor os bens e serviços quando, onde e na quantidade desejada.

De acordo com Bowersox e Closs (1996), o termo “logístico” não é específico para os negócios ou o setor público, mas é aplicável a qualquer atividade que utilize seus conceitos básicos.

Sua implementação tem se transformado num desafio a empreendimentos que lidam com informações, transporte, estoques, armazéns, equipamentos de movimentação de carga e embalagem. A logística tem sido utilizada desde o início da civilização, mas paradoxalmente seu conceito é moderno.

A logística já recebeu denominações diversas: distribuição física, distribuição, engenharia de distribuição, logística empresarial, logística de marketing, logística de distribuição, administração de materiais; administração logística de materiais, logística, sistema de resposta rápida, administração da cadeia de abastecimento, logística industrial.

Em ocasiões distintas, esses termos referiam-se essencialmente à mesma coisa: a administração do fluxo de bens do ponto de origem ao ponto de consumo.

Pode-se, desta forma, identificar a importância do papel da logística nas empresas, atuando na gestão eficiente de seus recursos, bem como atribuindo qualidade aos produtos/ serviços e influindo na satisfação dos consumidores e conforme as exigências do mercado.

Intelog Logística

About these ads

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

Nenhum comentário ainda.

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.952 outros seguidores