Usina Cucaú homenageada aos 120 anos

14/04/2011

INDÚSTRIA, OUTROS TEMAS

Os 120 anos da Usina Cucaú, no município de Rio Formoso, foram tema de homenagem durante sessão solene realizada ontem pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Ale­pe). O evento, que foi prestigia­do por diversas autoridades do Estado e representantes do se­tor sucroenergético, foi uma iniciativa proposta pelo deputado estadual Antônio Moraes   em função da importância que a unidade agroindustrial tem para a população da Zona da Mata Sul, gerando emprego e renda e contribuindo para o desenvolvimento da economia pernambucana.

“É muito raro encontrar uma empresa familiar que esteja funcionando há mais de um século gerando emprego em uma região onde a cultura da cana-de-açúcar é a principal mola para o aquecimento da economia dos municípios. Então, nada mais justo do que a homenagem a uma empresa que transcendeu muitas dificuldades”, declarou Antônio Moraes. De acordo com o patriarca da família Queiroz Monteiro, Armando Monteiro Filho, a Companhia Geral de Melhoramentos foi o órgão que possibilitou toda a trajetória da Cucaú, que desde 1943 está sob o comando de sua família chegando à quarta geração.

“Passamos por períodos de muitas dificuldades, mas sempre contamos com o apoio dos trabalhadores e dos fornecedores de cana para superar as crises vivenciadas pelo setor. A homenagem toca nossos corações, principalmente, porque nos sentimos realizados vendo que o progresso da empresa está seguindo adiante com a administração do meu filho, Eduardo Monteiro”, declarou, emocionado, Armando Monteiro Filho. Na ocasião, o atual responsável pelos negócios da Cucaú e presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, externou que a história de sua família se confunde com a história do setor açucareiro do Estado.

“Este é um momento muito feliz porque, para mim, é impossível pensar na evolução e melhoramento da cana-de-açúcar sem falar em meu tio, o engenheiro agrônomo Rômulo Monteiro. Foi através dele que começamos a testar diversas variedades de cana. Não teríamos bom rendimento se as variedades não fossem trazidas por ele”, enfatizou Monteiro. O empresário, que recebeu uma placa comemorativa do deputado Antônio Moraes,  agradeceu-lhe o apoio ao setor, quando muitos se envergonhavam em ser solidários, e afirmou que a companhia continuará sendo maior do que os desafios que estão por vir.

O superintendente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Marcelo Guerra, parabenizou o empresário e disse que a entidade se orgulha por contar com uma empresa que contribui com o desenvolvimento do Estado. Já o presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana de Pernambuco (Sindicape), Gerson Carneiro Leão, falou que a usina é um modelo de empresa familiar. “São poucos os empreendimentos administrados por uma família e que tenham todo esse tempo de fundação e de excelente gestão”, contou.

A sessão solene foi encerrada com a apresentação do grupo de deficientes visuais Visões do Forró, tocando a música “Pau de Arara”, de Luiz Gonzaga, acompanhados pelos forrozeiros Nádia Maia, Roberto Cruz e Andrezza Formiga.

Jamille Coelho | Folha de PE

About these ads

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

One Comment em “Usina Cucaú homenageada aos 120 anos”

  1. Marileide Barbosa de Oliveirra Says:

    amo todos desta familia maravilhosa onde nasci e fui criada sou fã de doutor josé múcio monteiro

    Resposta

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.100 outros seguidores