Nova Refinaria entra em Operação na Bahia

08/10/2010

PETRÓLEO E GÁS

Por Rodrigo Cintra // Portal Marítimo

Uma nova refinaria de petróleo entrou em operação nesta quinta-feira (7) no Polo Petroquímico de Camaçari, na Grande Salvador. A unidade, que pertence à empresa Dax-Oil, vai produzir nafta, óleo combustível, óleo diesel e fluidos que poderão ser usados na exploração do pré-sal. Foram investidos cerca de R$ 20 milhões no empreendimento.

A refinaria, que recebeu incentivos fiscais do governo do Estado, tem capacidade para processar 2.500 barris por dia e vai trabalhar com o petróleo produzido em campos explorados por pequenos produtores no Recôncavo Baiano e em mais dois estados. A unidade vai gerar cerca de 100 empregos diretos quando estiver em pleno funcionamento.

“O empreendimento atende à demanda antiga dos produtores independentes, que não tinham para quem vender sua produção e agora venderão para a Dax-Oil em Camaçari”, disse o chefe de gabinete da Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária, Adary Oliveira. Segundo ele, esse é um mercado que não interessa às grandes empresas petrolíferas, como a Petrobras, mas tem importância para a economia local reativando o setor de transportes e a indústria da exploração de campos independentes.

Como durante o processo de refino do petróleo em estado bruto são emitidos poluentes, como o CO2, a preocupação ambiental teve que ser levada em conta no projeto. “Temos as licenças ambientais necessárias e vamos monitorar todas as emissões, acompanhar de perto este tipo de questão. Temos uma parceria com a Cetrel também”, ressaltou Ciro Valentini, diretor da Dax Oil, referindo-se à empresa responsável pelo tratamento e descarte dos efluentes e resíduos industriais, bem como pelo monitoramento ambiental do Polo de Camaçari.

Esta é a primeira refinaria privada da Bahia e a terceira do País.

About these ads

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

2 Comentários em “Nova Refinaria entra em Operação na Bahia”

  1. kelciane Says:

    gostaria de obter o site da empresa e enviar meu e-mail…
    obrigada!!!

    Resposta

  2. alesandra isabel Says:

    OI BOA TARDE COMO POSSO FAZER PARA COLOCAR MEU CURRICULUM NESSA EMPRESA,CONCLUIR O CURSO DE PETRÓLEO E GÁS E BIOCOMBUTIVEL EM ANTEMÃO AGRADEÇO A TODOS.

    Resposta

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.168 outros seguidores