Estaleiro terá nova unidade para atender as demandas do pré-sal

20/09/2010

INDÚSTRIA NAVAL

Wilson, Sons obteve autorização da Cetesb para construção da nova unidade, que terá investimentos de R$ 50 milhões

A Wilson, Sons obteve autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e iniciou a construção de um novo estaleiro no Porto de Santos, em Guarujá. A planta, que custará R$ 50 milhões, terá como vocação a construção de navios de apoio a plataformas (PSV, na sigla em inglês) de grande porte, visando à demanda a ser criada com a exploração de poços de petróleo na Bacia de Santos.

A empresa já possui um estaleiro na região, que fica próximo aos atracadouros de balsas da travessia Santos/Guarujá, especializado na fabricação de PSVs e rebocadores.

“Vamos ter um dique com135 metros de comprimento e 35 de boca (largura). Primeiro, para podermos construir embarcações de maior porte. Segundo, para atender a demanda de manutenção”, explica o diretor da Wilson, Sons Estaleiros, Adalberto Luiz Renaux Souza.

De acordo com ele, essas embarcações poderão carregar de 4.500 a 6 mil toneladas. O PSV Atobá, por exemplo, produzido no estaleiro já existente e lançado ao mar em 2008, tem capacidade de deslocamento menor: 3.200 toneladas.

No estaleiro em operação atualmente, o dique também tem dimensões reduzidas, de forma que as embarcações ali produzidas podemter, no máximo, 16 metros de largura.

Souza lembra que o Porto de Santos, hoje, não é polo de manutenção naval, nicho que também deverá ser abraçado pela empresa com a nova instalação.”Não tem nada que atenda essa demanda (dereparos)”.

A nova planta da Wilson, Sons ficará em terreno particular de 17 mil metros no Complexo Industrial Naval de Guarujá (Cing), ao lado da gleba da Nobara e à margem do Rio do Meio. A empresa obteve há alguns meses a licença de instalação (LI), necessária para o início da construção. Serão necessários cerca de 15 meses para o término das obras civis.

O novo estaleiro criará 600 empregos para soldadores, montadores, pintores, carpinteiros, eletricistas e encanadores, entre outras funções.

O diretor da Wilson, Sons Estaleiros informou que os investimentos não devem parar por aí. O porém é que a nova planta planejada pela empresa não ficará em São Paulo, mas no Rio Grande do Sul, onde a empresa já opera o Terminal de Contêineres (Tecon Rio Grande).

O estaleiro que será construído no Sul terá 130 mil metros quadrados de área ­ mais de sete vezes o tamanho da nova unidade do Guarujá. Perguntado do porquê construir fora do Porto de Santos, Souza foi taxativo. “Em São Paulo, as áreas têm alto custo. Em Rio Grande, o governo do estado doou o terreno para a gente. O governo gaúcho quer investir num polo naval e nos chamou. O motivo é simples: São Paulo não tem área para isso”.

Empresa já possui um estaleiro na região, que fica próximo aos atracadouros de balsas, especializado na fabricação de PSVs e rebocadores

Nova unidade representa crescimento para a região

17 mil metros quadrados é a área do terreno onde será instalado o novo estaleiro em Guarujá

600 empregos serão gerados pela Wilson, Sons quando a nova unidade estiver em funcionamento

130 mil metros quadrados é o tamanho da área onde a empresa construirá um estaleiro no Sul

6 mil toneladas poderão ser transportadas nos navios de apoio às plataformas

Fonte: A Tribuna Digital

About these ads
, ,

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

Nenhum comentário ainda.

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.098 outros seguidores