Polo petroquímico de Suape vai exportar fio de poliéster

01/09/2010

Sem categoria

Com informações do Valor Econômico

Quando estiver em pleno funcionamento, em meados do ano que vem, o Polo Petroquímico de Suape, em Pernambuco, vai produzir 700 mil toneladas de ácido tereftálico (PTA), por ano, principal matéria-prima para a produção de fios de poliéster, embalagens PET, filmes e outros elementos industriais. É a chance do Brasil de passar da condição de importador para a de exportador de fio de poliéster cru (POY).

Segundo Richard Ward, diretor presidente da Petroquímica Suape, das 700 mil toneladas produzidas de PTA, 600 mil serão utilizadas pela própria empresa, que vai fabricar 240 mil toneladas de filamentos têxteis e o restante de PET. A produção de filamentos têxteis vai se dividir entre 85 mil toneladas de fio de poliéster texturizado (DTY), 86 mil toneladas de fio de poliéster cru (POY), 55 mil toneladas de polímero têxtil e 14 mil toneladas de fio de poliéster texturizado com beneficiamento (FDY).

Hoje todo fio de poliéster cru (POY) consumido no Brasil é importado. Com o polo em pleno funcionamento, o Brasil vai se abastecer do fio (POY) e ainda terá condições de exportar cerca de 20 mil toneladas/ano. A produção de fio de poliéster texturizado (DTY) ainda não será suficiente para dar conta do mercado brasileiro, que deverá continuar a importar, por ano, cerca de 40 mil toneladas.

O Polo de Suape, lançado pela Petrobras em fevereiro do ano passado, é composto pelas empresas Petroquímica Suape e Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco (Citepe), com o objetivo de criar uma cadeia nacional de produção de poliéster. O Polo teve investimentos de R$ 2,4 bilhões.

Os resultados de Suape serão tema do painel “Brasil como produtor de fibras sintéticas baseado nas recentes descobertas do Pré-Sal”, que será exibido durante o congresso da International Textile Manufacturers Federation (ITMF), de 17 a 19 de outubro, em São Paulo. O evento, considerado o maior fórum internacional da indústria têxtil, ocorre pela terceira vez no Brasil (as outras foram em 1922 e 1994). A ITMF é uma instituição de mais de 100 anos e dela fazem parte as principais associações têxteis de mais de 30 países. A cada ano, os temas mais relevantes do setor são debatidos em uma reunião mundial em um dos países membros. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) é co-responsável pela realização e coordenação do evento em 2010, junto com a ITMF. (Netmarinha.com.br)

About these ads

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

13 Comentários em “Polo petroquímico de Suape vai exportar fio de poliéster”

  1. marcos cintra Says:

    Olá bom dia!! Tenho uma tecelagem, a qual produzimos fitas elásticas entre outros para a industria calçadista e outros. Gostaria de comprar produtos (fios) da Suape têxtil como devo fazer para adquirir??

    Resposta

  2. armarinho ldr ltda Says:

    ola sou de ibitinga sao paulo tenho enterece na compra de fio de poliester desta empresa suape fios,gostario de saber como fazer para adiquirir este fios ,para uso proprio e p/ revenda
    muito obrigado

    Resposta

  3. Rudinei Says:

    sou um pequeno empresario na fabricação de cordas e redes de proteção no RS em porto alegre eu gostaria de comprar fios poliester p fazer minha propria corda como posso ter acesso a essa empresa se alguem consegui por favor me avisa

    Resposta

  4. PLINIO Sales Says:

    CARO FENANDO CLIMACO,

    NOVAMENTE PARABENS PELA PUBLICACAO. COM RELACAO AO NOSSO
    PEDIDO ACIMA ESTA SUPERADO. AGORA ESTAMOS NA PONTA CONTRARIA.
    PODEMOS AGENCIAR UMA COTA DE 200.000 TONELADAS/ANO SOB CERTAS GARANTIAS: 1-DEPOSITO CAUCAO. SEGURO. GARANTIA REAL, ETC.
    PLINIO

    Resposta

  5. PLINIO Sales Says:

    SENHOR EDITOR,

    PARABENS PELA PUBLICACAO. MUITO INTERESSANTE. GOSTARIA DE PUBLICAR O NOSSO BROI – BOLLETIM DE OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS QUE VAMOS ENVIAR A PARTE.
    OBRIGADO
    PLINIO

    Resposta

  6. aramispretto Says:

    preciso comprar fios para fabricar minha propia malha e não consigo comprar da petroquimicasuape, se alguem souber como ter acesso ao setor de comprar me avise.Quuanto a exportar, primeiro abastecer o mercado brasileiro e depois outros mercado, pois hoje compro fios vindo da china india indonésia etc.
    aramispretto@hotmail.com

    Resposta

  7. aramis pretto Says:

    Sou pequeno empresario de porto alegre e não estou conseguindo entrar em contato com a petroquimicasuape para compra de fios de poliester para fabricar meu propio tecido,(malha 95% polieste e 5% elastano, entrrem em contato comigo pelo email, aramispretto@hotmail.com,,, se alguem souber como me avise….

    Resposta

  8. pivert gilles jacques Says:

    sou franceses vivo no brasil e gostaria trabalha de capital de barco ,cel-O8188555855

    Resposta

  9. Plinio Sales Says:

    Caros Parceiros,
    Caros Parceiros Petrobras, Petroquimica Suapee Cia Integradora Textil de Pernambuco
    Como me cadastrar para ser um distribuidor assoociado de
    Poliester no estado de São Paulo.
    Temos potencial para colocar 24.000 toneladas dos vários tipos e ainda exportar para o mercado europeu(Basf)
    Podemos fazer depósito de garantia ou nos aasociar com capital de risco na Citepe.
    Aguardo seus comentários,
    Plinio Sale – Brainbank
    http://www.gmail.com.br
    fones: 21-32082657 – 99224249

    Resposta

Trackbacks/Pingbacks

  1. Processo de Reciclagem de garrafas pet - Pensamento Verde - 19/07/2013

    […] Foto: pedesenvolvimento […]

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.165 outros seguidores