Soldador: Muitas vagas, inúmeras exigências

soldador

Os empreendimentos instalados e a serem instalados no estado de Pernambuco, principalmente no Complexo de Suape, indicam que haverá um forte crescimento na demanda por profissionais de solda, afinal, há poucos soldadores com o nível de qualificação técnica exigido pelo mercado na região, o que indica uma ótima oportunidade para aqueles que desejarem ingressar na área. “Há um contingente que está sendo capacitado. Mas esse é um processo de médio prazo, tendo em vista que são necessários em torno de cinco anos para se formar um profissional com bom nível de qualificação”, explica o diretor administrativo e de recursos humanos do Estaleiro Atlântico Sul, Gerson Beluci.estaleiro

Para montar o quadro de 3.400 funcionários e construir o navio João Cândido o Estaleiro Atlântico Sul teve que instalar um centro de treinamento para formar e capacitar soldadores em Suape. Um deles é Fóstenes Bezerra. “Eu nunca imaginei que realizaria o sonho de soldar um grande navio em Pernambuco, e essa chance surgiu. Eu não fazia ideia de como era a solda em si e nem como se realizava a atividade. Hoje, a solda é a minha vida. Trabalho soldando a parte de cima do navio dia a dia e é como se isso fosse uma escultura”, comenta o soldador que trabalha há dois anos no Estaleiro e acredita que uma carreira promissora lhe aguarda.”Há uma grande procura por profissionais de solda nos diversos níveis de qualificação e experiência. A maioria das vagas de nossa área industrial é para soldadores e montadores”, revela Gerson.

Para a indústria naval, o soldador é de grande importância, afinal, a construção de um navio ou de uma plataforma necessita de mão de obra intensiva, principalmente dos soldadores. Edileuza do Nascimento, 22 anos, acredita nessa importância. “Foi o meu primeiro emprego e tenho a maior satisfação de exercer ele. Apesar de ser uma profissão com mais colegas de trabalho homens, costumo dizer que o principal desafio é tentar melhorar a cada dia e mostrar a qualidade no meu trabalho, pois a solda é um trabalho bem minucioso e que requer bastante atenção”, conta ela, que iniciou a carreira com apenas 18 anos.

“Soldador naval é diferente do soldador de uma montadora de automóveis. No Estaleiro Atlântico Sul um soldador pode ter uma sólida carreira, iniciando como soldador 1 e podendo chegar a cargos de liderança. Assim como em outras profissões, qualidade do trabalho, disciplina, continuidade na capacitação e habilidade para liderança são requisitos fundamentais para o crescimento”, finaliza o diretor administrativo e de recursos do Estaleiro Atlântico Sul, Gerson Beluci. (Diário de Pernambuco)

About these ads
,

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

236 Comentários em “Soldador: Muitas vagas, inúmeras exigências”

  1. Clovis Paulo da silva júnior Says:

    Tenho dois cursos de solda tig um pelo senai cabo de santo Agostinho e um pela prefeitura de ipojuca . Estou querendo entra nesta área de solda onde eu tenho o maior interesso, espero uma oportunidade de trabalho

    Resposta

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.952 outros seguidores