Indústria naval atrai empresas

26/05/2010

INDÚSTRIA NAVAL

Em Suape // Espanhóis anunciaram formação de consórcio para instalar um centro de reparação para o setor

O Complexo Portuário de Suape pode receber um tipo diferente de indústria naval. Sete empresas da região autônoma da Galícia, na Espanha, anunciaram a formação de um consórcio para implantar na área um centro de reparação naval, que se uniria aos estaleiros já confirmados. A concretização da iniciativa dependerá da licitação que será aberta a partir de 30 de junho pela Transpetro, subsidiária da Petrobras, para a realização de reparos em sua frota de navios.

O anúncio foi feito durante a Navalia 2010, feira da indústria portuária realizada na cidade de Vigo, na Galícia, da qual participou uma comitiva de representantes do projeto Suape Global, além de empresários locais. O consórcio Galictio vai disputar a licitação da Transpetro, cuja frota é de 182 navios, e assinou um protocolo de intenções com o governo do estado, do qual receberá apoio, em termos de informação, para a disputa do processo.

O grupo vai iniciar um estudo de viabilidade, para participar da licitação. Segundo o secretário de desenvolvimento do estado e presidente de Suape, Fernando Bezerra Coelho, a previsão é de que o investimento total seja da ordem de 100 milhões a 150 milhões de euros (R$ 228 milhões a R$ 342 milhões).

Independentemente do resultado da licitação , quatro das empresas participantes do consórcio, a Electro Rayma, a Gabadi, o Grupo Indasa e a Atein Naval já confirmaram à diretoria do Complexo Portuário que vão se instalar em Suape. Em geral, são empresas que desenvolvem equipamentos e instalações para a indústria naval, como isolamento térmico e acústico, instalações elétricas, engenharia básica e tratamento de superfícies. Essas indústrias, que executam parte do processo de montagem para os estaleiros, deverão se instalar em uma área de 200 hectares em Suape.

Para demonstrar o quanto estão voltados para o projeto, os representantes da Associação Cluster Naval Galego (Aclunaga) confirmaram a instalação de um escritório comercial no Recife. A Aclunaga reúne 192 indústrias navais com sede na região da Galícia, que respondempor 60% do setor na Espanha, de acordo com Luis Cortizo, representante da Aclunaga no país. O novo escritório entrará em operação a partir do início de julho.

De acordo com Fernando Bezerra Coelho, o governo de Pernambuco comemorou a parceria com os espanhóis, e considera o centro de reparação naval uma oportunidade de ampliar o cluster naval local. “O Brasil não tem ainda um centro de reparação importante. A concorrência será disputada. O edital de abertura da licitação da Transpetro deve ser publicado até 30 de junho e esperamos uma resposta concreta em até 120 dias”, comentou Bezerra Coelho. (Diário de Pernambuco)

A notícia está no site da Aclunaga desde o dia 21

Cuatro empresas de la comarca sopesan construir un astillero de carenado en Brasil

Las empresas Indasa, Gabadi, Electro Rayma y Tecnymo han constituido una firma, Galictio, con la que pretenden trabajar en el naval de Brasil y Uruguay. Ayer la sociedad suscribió un acuerdo de colaboración con la Xunta y el Estado de Pernambuco, con el fin de llevar a cabo un estudio de viabilidad técnica para que las industrias gallegas colaboren en la construcción de un gran centro de reparaciones navales en el puerto de Suape en colaboración con Transpetro, filial de Petrobras.

Petrobras tiene previsto construir más de un centenar de buques para transporte de petróleo hasta el año 2014 y además necesita reparar su flota actual. Por ello, la construcción del centro de reparación en Suape abre un amplio abanico de posibilidades a las empresas gallegas y entre ellas a las ferrolanas, con gran especialización en ese mercado. (http://www.aclunaga.es)

About these ads
, ,

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

Nenhum comentário ainda.

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.122 outros seguidores