Saiba como trabalhar no estaleiro

Dos 1.700 empregos do estaleiro da Schahin-Tomé, a maioria será na área técnica. O Senai e o Prominp vão treinar mão de obra para a empresa naval

Angela Fernanda Belfort

abelfort@jc.com.br

Quem está interessado em trabalhar no estaleiro que o consórcio da Schahin-Tomé vai implantar no Complexo Industrial e Portuário de Suape deve ficar de olho nos cursos que serão oferecidos para capacitar a mão de obra. Dos 1.700 empregos gerados quando o empreendimento estiver em funcionamento, grande parte será na área técnica, principalmente no setor de solda e montagem. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece vários cursos desse tipo e o Programa de Mobilização das Indústrias Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) está planejando lançar, em março, um edital para escolher 7 mil pessoas para participarem de treinamento na área naval.

“A principal demanda do novo estaleiro será por cargos de soldador, montador, caldeireiro montador, técnico em solda e inspetor de soldagem”, resume o diretor regional do Senai, Antonio Carlos Maranhão de Aguiar. O Senai-PE qualificou mais de 2.800 pessoas que já estão trabalhando no primeiro estaleiro implantado em Suape, o Atlântico Sul.

Segundo Aguiar, a previsão é que, somente no Prominp, sejam oferecidas cerca de 120 turmas, cada uma com 20 alunos formando soldadores este ano. “O que tem atrapalhado o preenchimento dessas vagas é a escolaridade. As provas são bastante básicas, mas há precariedade na educação formal do nível básico”, explica.

No Prominp, é lançado um edital para as inscrições. Depois, os candidatos fazem uma prova e os selecionados participam dos cursos. Para acompanhar o lançamento do edital, o interessado deve olhar o site (www.prominp.com.br). A previsão é que os cursos ocorram entre maio e dezembro.

A expectativa do governo do Estado é que as obras do novo estaleiro sejam iniciadas em julho e concluídas em setembro de 2011. O empreendimento já tem uma encomenda contratada, uma plataforma de petróleo no valor de US$ 1,5 bilhão que será arrendada para a Petrobras.

O Senai oferece cursos básicos e técnicos para várias áreas em que serão necessárias pessoal no novo estaleiro (ver quadro ao lado). Nesse caso, a melhor forma de acompanhar os cursos que ocorrerão é olhar o site da instituição. Geralmente, os cursos profissionalizantes têm a duração de um ano e meio a dois anos.

Já no segundo semestre deste ano, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deve iniciar o curso de graduação em engenharia naval. “A expectativa é que ocorra um vestibular especial no meio do ano para os alunos desse curso”, comentou o professor de engenharia mecânica da UFPE, Armando Shinohara, integrante da comissão que está elaborando o projeto pedagógico do curso.

Os estudantes que ingressaram em engenharia em 2008.2, tão logo o curso seja implantado e reconhecido pelo MEC, poderão migrar para a nova modalidade. (Jornal do Commercio)

About these ads
,

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

9 Comentários em “Saiba como trabalhar no estaleiro”

  1. paulo victor Says:

    Tenho um curso de torneiro mecanico e nao tenho onde execer minha funçao. Quero me especializar mais nessa area e caso tenha outras opçoes estou a disposiçao de todos telefone para contato é: (81) 96745688

    Resposta

  2. daniel matoso Says:

    sou solddador mig/mag eletrodo revestido a 8 anos estou fazendo curso inspetor de soldagem,concigo estagio antes do certificado

    Resposta

  3. wilson Says:

    meu nome é wilson tenho curso de munck eu quero muito uma oportunidade no estaleiro obrigado

    Resposta

  4. Alexandre cezar cunha da silva Says:

    Meu nome e alexandre cezar sou macariqueiro 2 anos e 9 meses moro no cabo de santo agostinho pernambuco tl:87130462 gostaria concorre a uma vaga de montado tenho curso de solda .er,ceio trabalhar com lichadeira outro tl:97692360 alexandre

    Resposta

  5. Alexandre de Souza Fontes Says:

    Sou Eletricista Naval com fomação técnica e experiência de 2 anos na área naval, estou a procura de uma vaga pois o meu Estado-SE só tem um estaleiro.Tenho curso de Eletricista industrial, Eletrônica industrial e outros como Eletrotécnico.

    Resposta

  6. arthur leandro Says:

    sou qualificado em eletroldo,tenho curso de mig/mag no senai trabalho no est atlantico sul,mas procuro melhoras

    Resposta

  7. WILLIAN Says:

    TÉCNICO EM ESTRUTURAS NAVAIS
    Sou Tècnico em Estruturas Navais + LP / PM / ME + IRATA N1 …
    Estou buscando 1 nova recolocação no mercado de trabalho, em virtude da minha mudança de residência ( RJ … p/ … Goiânia ). E sendo assim, se houver interesse de alguma empresa prestadora de serviços, encontro-me apto a dirimir qualquer dúvida.

    *) Estou aguardando qualificação de : US N2 S2.1

    Contatos.: 062 3942-8374 / 9290-8374

    wwanastacio@gmail.com / wwanastacio@hotmail.com

    Atenciosamente;

    WILLIAN WAGNER ANASTÁCIO

    TECNICO EM ESTRUTURAS NAVAIS

    INSP.: LP N2 G / PM N2 SY / US N1 ME
    IRATA N1
    SNQC.: 04515

    Resposta

  8. erivan felipe de souza Says:

    eu tenho curso de solda, eletrodo revestido, TIG e MIG/MAG, pela a prominp e preciso de uma oportunidade ,gostaria muito de trabalhar em pernambuco no estaleiro. sou do nordeste( rio grande do norte), sou casado tenho três filhos.se for preciso eu faço outro curso, pois vocês não deveria trazer pessoas de outro pais, e sim envestir em pessoas do nosso país (não seria mas justos em termos financeiros)

    Resposta

  9. sergio antonio goncalves Says:

    sou caldeireiro ja faz 12 anos e queria saber como eu faco pra conseguir uma vaga no estaleiro de suape, como funciona o traalho e tambem me interessa trabalhar no navio petroleiro desde que o salario seja o suficiente pra eu levar minha familia inteira pra pernambuco, ja que sou casado e tenho 4 filhos, fiquei bem curioso e interssado porque o meu salario hoje e de 2026 reais, tenho o 2 grau completo muita vontade de fazer outros cursos principalmente na area de inspetor de qualidade de solda e caldeiraria, obrigado espero resposta

    Resposta

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.947 outros seguidores