Petróleo incentiva projetos de oito novos estaleiros no Brasil

Pelo menos oito novos estaleiros de grande porte, no valor estimado de US$ 10 bilhões, estão sendo projetados por grupos nacionais e estrangeiros para operar no Brasil entre 2010 e 2011. O reforço visa a atender as demandas crescentes de construção de sondas de perfuração, plataformas e navios petroleiros, que devem atingir R$ 150 bilhões em cinco anos, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval).

“Há um aumento do interesse de empresas privadas por investir nesta área no Brasil. A demanda é certa”, comentou o ministro dos Portos, Pedro Brito, que acredita que o programa de dragagem dos principais portos do país deve acelerar ainda mais este processo de investimentos nos próximos anos. Somando os estaleiros de pequeno porte, para atender à demanda por embarcações de apoio, o número de novos estaleiros pode chegar a até 17 em três anos.

A aposta dos investidores é que o governo brasileiro mantenha a política adotada desde 2003, de exigência de conteúdo nacional, garantindo um volume de encomendas continuado para os próximos dez anos, pelo menos. Segundo o Sinaval, esta política fez o número de empregos da indústria naval aumentou de 1,9 mil para 49 mil nos últimos seis anos.

De olho nesta elevada capacidade de gerar empregos – entre 3 mil a 5 mil em cada novo estaleiro -, os governos estaduais têm travado acirrada disputa por investimentos, numa reedição da guerra fiscal para atração da indústria automobilística nos anos 90. Os estados mais agressivos na competição são Pernambuco, Bahia e Santa Catarina. Correndo por fora vêm Rio Grande do Sul e Ceará, com um estaleiro cada, e o Maranhão, que oferece como principal vantagem o excelente calado do porto de Itaqui, um dos maiores do país.

Berço da indústria naval e detentor de sete dos dez principais estaleiros hoje, o Rio de Janeiro também tenta novos projetos, mas, segundo o secretário de Desenvolvimento, Julio Bueno, “não vai entrar em disputa”. “Acho saudável a desconcentração”, disse. Segundo ele, pelo menos quatro estaleiros que podem vir a se instalar no Norte Fluminense e outro projeto vem sendo avaliado para Itaguaí. (Power)

About these ads

Conecte-se

Assine o nosso feed RSS e perfis sociais. (Subscribe to our RSS feed and social profiles.)

Nenhum comentário ainda.

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.054 outros seguidores